quarta-feira, 9 de maio de 2012

CAMPANHA EM VIRADOURO 12.05

CAMPANHA EM VIRADOURO

No próximo sábado, dia 12 de maio, a cidade de São Simão receberá o Hemocentro de Ribeirão Preto para a Campanha de Doação de Sangue e Cadastro para Doação de Medula Óssea. A coleta acontecerá no seguinte local:
EMEI Benedito Mielli
Rua Manoel Dias do Prado, 1896
das 07h00 às 12h00


O Hemocentro agradece a toda a população de São Simão pela colaboração e conta com a presença de uma pessoa muito especial: você, doador!

Saiba como foi o I Fórum Multidisciplinar de Inclusão das Pessoas com Deficiência



De 23 a 26 de abril aconteceu o I Fórum Multidisciplinar de Inclusão das Pessoas com Deficiência, realizado pelo curso de Direito, com a participação dos cursos de Enfermagem, Ciências Biológicas e Administração da Faculdade de Educação São Luís de Jaboticabal.

O tema, de grande relevância, objetivou oferecer informações aos alunos e futuros profissionais e à própria população, de modo a instruí-los sobre as medidas necessárias para contribuir com as pessoas que possuem necessidades especiais, para que elas tenham acesso ao conhecimento, inserção no mercado de trabalho e na sociedade, bem como ao lazer e saúde.

Assim, os Coordenadores dos cursos citados, Prof. Dr. José Carlos, Profa. Ms. Andresa Araújo, Profa. Dra. Janaina Fernanda Gonçalves Neto e Prof. Dr. Adriano dos Reis Lucente, se reuniram e organizaram o evento, abordando o tema por diferentes vertentes, sendo elas: área Jurídica, área de Saúde, da Educação e Administrativa.

Na noite de abertura, os estudantes puderam conhecer a nova equipe da Coordenação do Centro Acadêmico de Direito e ouvir o Prof. Dr. Luís Alberto Davi Araújo, que falou do tema “A proteção constitucional da pessoa com deficiência”. Segundo o palestrante, cerca de 20% da população brasileira não está incluído socialmente.

Os assuntos discutidos na terça-feira, dia 24, foram a Inclusão do deficiente no mercado de trabalho, histórias de vida e superação e novas tecnologias que facilitam a vida da pessoa com alguma deficiência. Todos os presentes puderam conhecer a história do Professor na Unidade de Atendimento a Pessoa com Deficiência Visual e Múltipla “Olhos da Alma”, Valdecir Kuhl.

“Nós só damos valor a algo quando o perdemos. Por isso não espere perder para saber o quanto algo é importante”, afirmou o professor, referindo-se ao surgimento de seu interesse pela literatura.

Ao longo do evento, foram discutidas também as relações entre Deficiência e Cidadania, bem como a definição de Deficiência Intelectual. O Prof. Sinval Avelino dos Santos abordou os aspectos da saúde atualmente, frisando a importância de levar em conta os valores, a cultura, e o sofrimento psíquico, não apenas os aspectos orgânicos das pessoas atendidas.

Sobre a Inclusão Escolar, a Profa. Fabiana Chinalia destacou que deve haver um diálogo entre a Educação Especial e Educação Regular, para que não haja exclusão dos alunos especiais.

“Em pleno século 21 ainda temos idéias de que essas pessoas são incapazes e tudo deve ser diferenciado”, afirmou. “Não se nega que há necessidades e restrições, mas essas pessoas devem estar no mesmo local que outras de sua idade”, concluiu a professora, referindo-se à vida social das pessoas com deficiência, e frisando a importância de garantir que o aluno esteja presente no ambiente escolar, e não apenas fisicamente.

Prestigiando todas as noites do evento, estiveram presentes a Diretora Geral da Faculdade de Educação São Luís, Sra. Profa. Iracê Miriam de Castro Martins e a Mantenedora da FESL e Presidente da Unidade Olhos da Alma, Sra. Gislene Martins Duarte.
Luciana Teixeira

Vídeo do dia

Exercícios e depressão

A doença está entre as principais causas que contribuem para incapacitar um indivíduo
Depressão atinge cerca de 17 milhões de brasileiros
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), a depressão é uma doença que atinge cerca de 17 milhões de brasileiros e está entre as principais causas que contribuem para incapacitar um indivíduo.
Um estudo apresentado por pesquisadores da Universidade Metodista de Dallas, nos Estados Unidos, afirma que os exercícios físicos podem agir como antídoto contra a depressão e distúrbios de ansiedade, já que através da atividade física é possível atingir os sistemas de neurotransmissores no cérebro ajudando a estabelecer comportamentos mais positivos.
Segundo a psicóloga Ana Cristina Fraia, coordenadora terapêutica do Hospital Dia da Clínica Maia Prime, “os exercícios promovem a liberação de endorfinas pelo sistema nervoso central, causando uma sensação de bem-estar que pode permanecer por várias horas mesmo depois de encerrado o exercício”.
A especialista explicou que os sintomas da depressão podem variar de pessoa para pessoa e dependem da intensidade e permanência. “Exercícios físicos associados ao tratamento médico e multiprofissional promovem um grande senso de realização nos pacientes, tornando-os mais confiantes e contribuindo com a melhora da autoestima”.
Ainda de acordo com Ana Cristina, todos os exercícios são indicados para melhorar o quadro de depressão, “porém os aeróbicos e principalmente a corrida são os melhores, por estimularem mais rapidamente a liberação de endorfinas”.
“Se possível, o ideal é praticar exercícios diariamente ou no mínimo três vezes por semana”, concluiu.
Shutterstock
Leia mais em: Exercícios ajudam no tratamento de depressão (band.com.br)

Astrônomos flagram quatro fins do mundo

Astrônomos flagraram quatro estrelas anãs brancas destruindo seus próprios planetas.
O fenômeno pode ser um exemplo do que acontecerá com o próprio Sistema Solar.
Conforme estrelas como o nosso Sol se aproximam do final de suas vidas, elas se tornam gigantes vermelhas, expandindo-se para muito além de suas dimensões usuais.
Embora ainda não esteja claro se nosso futuro "Sol Vermelho" será capaz de engolir a Terra, é certo que isso acontecerá com Vênus e Mercúrio.
Pode ser que a Terra saia "ilesa", apenas com sua superfície totalmente tostada - sem vida e sem água, certamente.
Restos do fim do mundo
Não foi o que aconteceu com as estrelas agora observadas por uma equipe da Universidade de Warwick, no Reino Unido.
Eles identificaram quatro anãs brancas cercadas por poeira produzida por corpos planetários despedaçados.
O mais interessante é que essa poeira tem muitas semelhanças com a composição da Terra.
Os elementos mais abundantes na poeira em torno dessas quatro anãs brancas são oxigênio, magnésio, ferro e silício - quatro elementos que compõem cerca de 93% da Terra.
Uma observação ainda mais significativa é a de que este material também contém uma proporção extremamente baixa de carbono, muito semelhante à Terra e outros planetas rochosos que orbitam mais perto do nosso Sol.
Fonte: Inova Tecnológica