segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Imagem do Dia

Rota de fuga

As plantas ordenadas em fileiras, formando um campo listrado, destoam em tudo das ilhas de floresta que despontam aqui e ali na paisagem, em geral acompanhando os morros. É nessa paisagem, nos municípios fluminenses de Guapimirim e Cachoeiras de Macacu, que os biólogos Jayme Prevedello e Marcus Vinícius Vieira, do Departamento de Ecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), avaliaram a movimentação de pequenos mamíferos em meio a plantações de mandioca. Eles descobriram que as fileiras de cultivo funcionam como corredores que facilitam a movimentação dos animais, conforme mostram em artigo na revista Biological Conservation. PAra entender um pouco mais sobre este processo leia a reportagem da Revista Pesquisa Fapesp on line com o nome: "Corredores nas lavouras". Vini

O mundo e o Etanol

Importante para o agronegócio da nossa região é a 1a Conferência Brasileira de Ciência e Tecnologia em Bioenergia (Brazilian BioEnergy Science and Technology Conference – BBEST), em agosto, indicaram que a corrida por novas formas de produção de mais biocombustíveis – de gramíneas e de outras plantas como sorgo, soja, batata-doce e tabaco – se intensificou. PAra saber um pouco mais é só ler a reportagem da Revista Pesquisa Fapesp on line intitulada"O Etanol que mobiliza o mundo".
Vini

F L O R E S T A S

Recuperar a variedade de plantas e animais de uma floresta é muito mais difícil do que se imaginava. Isso se, de fato, for realmente possível. Há décadas pesquisadores de vários países tentam descobrir o que seria mais eficiente para manter a biodiversidade: focar as iniciativas na preservação das florestas primárias, com o mínimo possível de alterações pelas atividades humanas, ou recuperar áreas que já sofreram alguma modificação pelo homem, entre elas as florestas secundárias. Quem quer saber um pouco mais sobre o magnífico mundo das florestas e suas implicações ecológogicas deve ler a reportagem da Revista Pesquisa Fapesp on line intitulada "A importância das florestas originais" que trata da Recuperação de área desmatada não repõe variedade de plantas e animais.
Vini