segunda-feira, 19 de novembro de 2012

O poder dos feromônios

No mundo dos insetos, o feromônio é o senhor absoluto. Prova disso é a cena filmada pelo eslovaco Adrián Skippy Purkart, fotógrafo da vida selvagem. Nela, uma rainha das formigas Nitens Prenolepis agoniza nas garras de uma aranha caranguejo. Enquanto isso,  formigas machos, num frenesi incontrolável, tentam se acasalar com ela, indiferentes à situação da rainha ou à perigosa proximidade com o predador mortal.

As formigas da espécie Nitens Prenolepis, fazem parte do gênero de formigas comumente chamadas de "formigas de mel falsa" ou "formigas de inverno." Os machos são atraídos pela rainha , embora ela esteja morrendo, porque ela ainda envia sinais químicos irresistíveis para eles.

O acasalamento de insetos é facilitado por pistas e sinais simples. Em muitos insetos, incluindo formigas, os estímulos que induzem os machos a tentar acasalar com uma fêmea são em grande parte químicos. Tecnicamente, esta rainha  não está totalmente morta, e os sinais químicos que ela emana, sem dúvida, ainda  são fortes.

Veja mais em: O poder do feromônio no mundo dos insetos

Planeta similar à Terra é achado em sistema estelar próximo

Coisa estranha

O site The List Universe fez uma lista de animais com aparência bem estranha. Todos os membros desta seleção ainda vivem entre nós, mas muitos deles estão ameaçados de extinção. Veja mais em As 10 criaturas mais estranhas da terra
A maioria corre perigo devido ao desmatamento que acaba com o habitat natural dos bichos. Outros animais estão correndo o risco de serem exterminados da Terra justamente por sua aparência incomum que atrai colecionadores, como é o caso do número 2. Veja a lista abaixo:
10. Proteus anguinus
É um anfíbio cego muito comum em águas subterrâneas de cavernas no sul da Europa. Vive exclusivamente em lugares sem luz, é também conhecido pelos habitantes da região como peixe humano por causa da cor de sua pele. Apesar dos olhos atrofiados, seu olfato e audição são muito desenvolvidos.


9. Tremoctopus violaceus 
Também conhecido como polvo de véu, a fêmea desta espécie é 40.000 vezes mais pesada do que o macho. Enquanto ela mede até dois metros de comprimento, ele chega aos míseros 2,4 cm. A fêmea costuma estender seu véu quando ameaçada para parecer maior e mais assustadora do que já é.