terça-feira, 28 de agosto de 2012


Raios Ascendentes São Registrados em São Paulo.


Raios Ascendentes São Registrados em São Paulo.


newsletter semanal da FAPESP trouxe uma notícia muita interessante: o registro de um raio ascendente. Você sabe o que é isso? É um raio que ao invés de vim do céu para a terra, vai da terra para o céu. Não acredita?! Então confira este fenômenos surpreendente  no artigo abaixo. As imagens são de tirar o fôlego.

A agência FAPESP, anunciou que pesquisadores do Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registraram um raio ascendente em São Paulo durante uma tempestade de inverno.
Os pesquisadores do Elat registraram pela primeira vez imagens desse tipo de raio no Brasil que, em vez de descer das nuvens e atingir o solo – como ocorre com a maioria das descargas atmosféricas –, parte de algo na superfície e se propaga em direção à nuvem.
Recentemente, registraram durante uma tempestade de inverno mais um raio ascendente, que partiu de uma das torres de telecomunicações instaladas no Pico do Jaraguá, em São Paulo. O que chamou a atenção dos pesquisadores foi a quase total ausência de raios durante a tempestade que gerou o raio ascendente.
“Foi uma sorte registrar esse raio ascendente, pois não havia nenhum indício de atividade elétrica na nuvem”, disse Marcelo Saba, pesquisador do Elat e responsável pelas observações.
De acordo com Saba, a constatação revelou, de forma inédita, que, mesmo na ausência de raios descendentes – que descem das nuvens e atingem o solo –, os raios ascendentes podem acontecer.
Para mais informações: INPE 

Encontro Internacional de Educação da Fundação Telefônica | Vivo


Participe você também do Encontro Internacional de Educação da Fundação Telefônica | Vivo, um espaço de diálogo online para troca de experiências e intercâmbio de conhecimentos.
Veja as novidades que estão rolando!
Terça-feira, 28 de agosto, às 12h
Debate “Educação Emocional”
Venha debater e conhecer diferentes estratégias para trabalhar a inteligência emocional, com Janet Patti. *Com tradução para o português*
Quarta-feira, 29 de agosto, às 12h
Oficina ao vivo “A formação emocional do professor”
Assista à oficina ministrada por Ana Martinez Masson.
Assista a gravação da oficina do dia 23 de agosto
“Uma janela para o mundo: inteligência emocional e ferramentas TIC para melhorar o rendimento acadêmico”
Nestor Giuliodoro Molinaro e María Laura Bas Vázquez nos apresentam o programa “Uma janela aberta ao mundo”.
Participe da conversa que já está rolando
Fórum “Educação emocional: a disciplina que falta”
Compartilhe sua opinião e conheça mais sobre o tema, com mediação de María Alonso.
E o que vem por aí...
30 ago "As redes sociais desenvolvem as competências emocionais?" com Isabel Ruiz, Nelson Molano e Wilson Mantilla
04 set Debate com o educador popular Tião Rocha sobre Pedagogia Social
05 set Chat "Cinema, emoções e valores" com Laís Bodanzky às 15h
14 set Chat “Cidadania 2.0” com o jornalista Gilberto Dimenstein
*O Encontro emite certificados oficiais para todos os participantes*
Que tal ganhar um kit de projeção?
Inscreva-se no Encontro e concorra a um notebook e um projetor.Sorteio: 26 de setembro. Acesse o link e saiba como participar!

Conic Semesp


Inscrições estão abertas até sexta-feira, 31/08.

O trabalho deve ser anexado no ato da inscrição, mas os documentos de comprovação de matrícula podem ser enviados até 4 dias úteis após a inscrição.

12º Congresso Nacional de Iniciação Científica do Semesp terá como tema a Energia Sustentável

Durante os dias 30 de novembro e 01 de dezembro, o Semesp realiza, em parceria com a Universidade São Judas Tadeu, a 12ª edição do Congresso Nacional de Iniciação Científica – CONIC-SEMESP – que, este ano, fará uma homenagem a Adolf Goetzberger. Um dos maiores pesquisadores no campo da energia solar, o cientista foi premiado por suas pesquisas para a viabilização comercial de uma alternativa à utilização de combustíveis fósseis.
A escolha do nome de Goetzberger é em comemoração ao Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos, escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para ser celebrado este ano, mundialmente.
Realizado anualmente pelo Semesp, o Congresso tem por objetivo fomentar a produção de conteúdo científico e identificar as iniciativas que tenham potencial para se transformarem em projetos com aplicação prática. E, além de apoiar o desenvolvimento intelectual contínuo dos alunos do ensino superior, este ano o CONIC-SEMESP também terá outro propósito: o do incentivar as práticas sustentáveis.
“Nesta edição do Conic buscaremos não só estimular a iniciativa dos estudantes de graduação em projetos de pesquisa científica – que deve ser uma crescente no ensino superior brasileiro -, mas, também, fazê-los refletir sobre alternativas sustentáveis, visando a preservação ambiental. Para isso, criamos o Prêmio de Incentivo à Preservação Ambiental, inédito neste Congresso”, esclarece o diretor executivo do Semesp, Rodrigo Capelato.
As inscrições para o 12º CONIC-SEMESP deverão ser feitas através do site do Conic-Semesp (www.conic-semesp.com.br). Autores aprovados no ProUni ou Fies estão isentos da taxa de inscrição.
Para participar do Congresso, os alunos – brasileiros ou estrangeiros – devem estar regularmente matriculados em cursos de graduação de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas ou privadas brasileiras. Será aceito apenas um trabalho para cada autor, podendo haver um ou mais coautores.
O Congresso é aberto ao público em geral que esteja interessado em acompanhar as apresentações programadas.
O 11º CONIC-SEMESP, realizado no ano passado pelo Sindicato, reuniu 2.641 alunos-pesquisadores e contou com 1.800 trabalhos inscritos.