segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Parasitas


Existem muitas coisas na natureza que ainda não conhecemos, por isso sempre somos surpreendidos ao ler sobre, por exemplo, estranhos parasitas que habitam a natureza. 

Seria possível que estes seres pudessem substituir orgãos, criar chifres, dominarem a mente e o sistema nervoso de suas vítimas? A relação abaixo mostra os parasitas capazes de fazerem tudo o que foi descrito acima... 

01. Cymothoa exigua
Um terrível parasita encontrado no Mediterrâneo come a língua dos peixes, se aloja em seu lugar e vive ali até o resto da vida se alimentado de sangue. O pior é que este estranho ser esta se espalhando cada vez mais e infectando muitos peixes jovens. Biólogos afirmam que o parasita não representa risco concreto para os seres humanos, porém os peixes são influenciados pelo bicho e tem sua expectativa de vida reduzida.


02. Ophiocordyceps unilateralis
Este parasita encontrado nas formigas, costuma invadir o corpo de seu hospedeiro através das vias respiratórias e vai devorando partes não vitais de sua vítima até crescer suficientemente para instalar um filamento na cabeça de suas vítimas, como se fosse um chifre. Daí então lança esporos para infectar novas formigas.



03. Leucochloridium paradoxum
Este parasita costuma se espalhar através das fezes de aves infectadas que, em contato com caramujos invadem seu corpo e, depois de se alimentarem do tecido do molusco, crescem fazendo surgir antenas coloridas e chamativas que interagem com o sistema nervoso. Depois os caramujos são devorados por aves e o ciclo volta a ocorrer..


04. Tricuspidatus Paragordius
 Este verme é um parasita, que após crescer no interior de grilos, interage com o sistema nervoso de suas vítimas os fazendo cometer suicídio saltando na água. A intenção do verme é procurar um parceiro no ambiente aquático para se reproduzir.


05. Ampulex compressa
A vespa fêmea desta espécie ataca a barata inoculando um veneno poderoso no corpo de sua vítima, então ela coloca um ovo no interior do inseto e, ainda sobre o efeito do veneno inserido pela vespa, a barata é conduzida como um fantoche até um ninho onde o ovo irá chocar e devorá-la anda viva.

Veja mais em: Os 5 parasitas mais bizarros encontrados na natureza

Nosso estoque de sangue do tipo RH negativo está crítico. Convocamos os doadores de sangue de todos os tipos sanguíneos, principalmente os de RH NEGATIVO, para comparecerem em uma das unidades do Hemocentro RP.
0800 979 6049

Caso necessitem de palestras ou alguma outra divulgação para esclarecimentos e realizar mobilizações, nos colocamos à disposição!

Agende seu grupo! Temos disponibilidade de transporte(van) do Hemocentro RP durante a semana para buscar e levar os doadores ao local programado.

Seguem os critérios para doação de sangue:


  • Ter entre 18 e 67 anos; pessoas com 16 e 17 anos podem doar mediante autorização dos pais assinada aqui no Hemocentro RP
  •  Estar gozando de boa saúde;
  • A primeira doação deve ser antes dos 60 anos;
  • Homem ter mais de 50kg; pode doar a cada 60 dias, até quatro vezes ao ano;
  • Mulher ter mais de 51kg; pode doar a cada 90 dias, até três vezes ao ano;
  • Apresentar documento oficial com foto: RG, CNH, Carteira Profissional. Caso possua Cartão SUS, apresentá-lo também;
  • Dormir bem pelo menos 6 horas antes da doação;
  •  Evitar o jejum. Fazer refeições leves e não gordurosas. Após o almoço, esperar três horas para doar.

 Hemocentro Campus
Das 7h00às 13h00, atendimento de domingo a sábado, inclusive feriados.
Rua Tenente Catão Roxo, 2501 – Monte Alegre
  
Posto de Coleta
Das 7h00 às 19h00 de segunda à sexta-feira, aos domingos e feriados das 7h00 às 13h00, fechado aos sábados.
Rua Quintino Bocaiúva, 470 - Centro