segunda-feira, 7 de maio de 2012

Toda boa história tem vários lados

Assista o vídeo e decida sobre o seu...

Rio+20 ganhará "parque sensorial"

Antes de receber delegações e chefes de Estado para a Rio+20, em junho, a capital vai ganhar um "parque sensorial". O espaço está sendo planejado para sensibilizar a população para temas a serem tratados na conferência da ONU sobre desenvolvimento sustentável.
O espaço terá áreas que simulam consequências das mudanças climáticas, como a queima de uma floresta, degelos e uma inundação.
Com projeções, efeitos sonoros, variações de temperatura e até a liberação de milhares de litros de água, a ideia é "transportar" o visitante para esses cenários.
O parque faz parte do projeto Green Nation Fest, que ocupará a Quinta da Boa Vista, na zona norte do Rio, entre 31 de maio e 7 de junho. A reunião dos chefes de Estado será de 20 a 22 de junho.
O objetivo, dizem os organizadores, é envolver a sociedade com questões ambientais. A modelo Gisele Bündchen, embaixadora da Boa Vontade da ONU, passará pelo local.
Com entrada gratuita, o evento terá ainda um concurso de filmes, fotos e outras mídias, um teste sobre temas ambientais e outras atrações.
"A Rio+20 é um encontro de chefes de Estado, que têm decisões importantes a tomar. Mas, se a população não estiver mobilizada, a pressão sobre os chefes será menor", diz o prefeito Eduardo Paes.
A prefeitura é um dos patrocinadores do evento, ao lado do Ministério da Cultura, do governo do Estado e de empresas privadas.
A execução do projeto está a cargo da ONG Cima (Centro de Cultura, Informação e Meio Ambiente). O orçamento é de R$ 4 milhões.
Leia mais na materia da Folha: Parque temático vai divulgar temas que discutidos no encontro. Por  DENISE MENCHEN

Chia

Para aqueles que estão de olho na qualidade do que consomem, uma dica legal é esta matéria que saiu no caderno Equilíbrio da Folha de São Paulo. É sobre uma “nova” descoberta – nova para a ciência, velha para os povos andinos – que vai dar um up na sua alimentação: a CHIA.
Recém-chegada às lojas de produtos naturais e farmácias do Brasil, a semente de chia é a nova aposta para perder peso de maneira saudável.
Cultivada há 500 anos no México, até recentemente era pouco conhecida por aqui. A jornalista Glória Maria, por exemplo, conta que a descobriu no ano passado, em viagem ao Chile. Foi ao deserto do Atacama e voltou com um pote cheio do grão.
"Sou uma pesquisadora de tudo o que faz bem para a saúde e sempre que chego a um lugar tento ver o que há de novo. Lá estavam usando essa semente de chia, diziam que era boa para tudo. Para mim, era novidade", conta.
Na ocasião, não sabia que a semente tinha a fama de fazer emagrecer. "Se soubesse, teria trazido com mais alegria!" Ela consome uma colher diariamente, pela manhã, e está gostando.
Uma das propriedades da chia é absorver mais de 12 vezes seu peso em água. Quando chega ao estômago, incha e o deixa cheio, além de retardar o esvaziamento gástrico. Dessa forma, prolonga a sensação de saciedade.
Ficar satisfeito por mais tempo tende a fazer com que se coma menos, mas não há evidências científicas de que o alimento faça emagrecer --poucos estudos foram feitos até agora e nenhum constatou relação entre consumo de chia e redução no peso.
Prolongar a saciedade não é exclusividade da chia. "Qualquer alimento com fibras faz isso. Só que a quantidade de fibras na chia é muito grande", afirma a nutricionista funcional Daniela Jobst.
Sandra Guimarães, autora de um blog de culinária vegetal, come chia pela manhã e fica satisfeita até a hora do almoço. "Mas sinto a mesmíssima coisa quando como um prato de papa de aveia com banana. O segredo é comer algo rico em fibra e proteína, pouco importa se é aveia, linhaça ou chia", diz.
BENEFÍCIOS
A chia pode não ser a solução milagrosa para emagrecer, mas faz bem à saúde. "É a maior fonte de ômega 3 que existe hoje no mercado", afirma Tanise Amon, nutricionista do Instituto de Metabolismo e Nutrição.
O ômega 3 ajuda a controlar os fatores de risco para diversas doenças, pelo seu poder anti-inflamatório, explica a nutricionista funcional Paula Gandin.
A chia também é rica em antioxidantes, proteínas e minerais. A semente pode ser acrescentada a frutas e cereais ou usada como farinha no preparo de pães e bolos. Jobst recomenda o consumo de duas colheres de sopa cheias por dia. "Não é muito calórica. Uma colher tem em torno de 70 calorias", diz.
Ela ressalta que só a chia não faz a diferença. "Tem que fazer parte de uma dieta saudável. Não adianta você levar a vida que está levando, acrescentar chia e achar que vai fazer um milagre."
Leia mais em: Semente de chia é a nova aposta para perder peso. FERNANDA REIS (COLABORAÇÃO PARA A FOLHA)