quarta-feira, 8 de agosto de 2012

MASP

 Veja a programação completa clicando na imagem.

Engenheiros da Nasa, treinando com a Curiosity no Deserto de Mojave


Importância da água limpa

No ano de 2009, a Organização Mundial de Saúde divulgou que a diarreia era a causa de mais mortes do que a Aids e o Sarampo juntos. A reportagem “Diarreia é segunda maior causa de morte de crianças no mundo” publicada pela Noticias.cancaonova.com. Leia um trecho a seguir:
“Apesar dos progressos registados pela OMS nas últimas duas décadas, a diarreia ainda é a segunda causa de morte mais comum entre as crianças com menos de cinco anos, ficando atrás apenas da pneumonia. Em conjunto, as duas doenças são responsáveis por 40% das mortes infantis em todo o mundo.”
A empresa suiça Vestergaard Frandsen afirma que aproximadamente 1 a cada cinco mortes de crianças, entre os 1,5 milhão de mortes anuais, se dá por conta de doeças como a diarreia, desenvolvidas a partir do contato ou ingestão de água poluída.
Foi pensando nesse fator, dentre outros, que a empresa criou um canudo capaz de filtrar vários organismos patológicos. Trata-se do LifeStraw. Leia a seguir algumas de suas características:
  • O filtro do canudo mata quase 100% das bastérias;
  • Extermina quase 99% dos vírus;
  • É capaz de filtrar iodo de prata;
  • O filtro não é capaz de filtrar metais pesados;
  • Não consegue remover parasitas como a giárdia.
  • O produto tem algumas semelhanças com o LifeSack, que utiliza o calor do sol para matar organismos patogênicos, além de um filtro acoplado.
A importância de manter a água dos mananciais limpa:
A humanidade tem descartado seu esgoto nos mananciais ao longo da história. Contudo, a industrialização trouxe a oportunidade de filtrar essa água em grandes proporções por intermédio das Estações de Tratamento de Água e Estações de Tratamento de Esgoto.
Contudo, o esgoto precisa ser conduzido até as ETEs por tubulações ou por empresas desentupidoras que coletam o esgoto de fossas. Dessa maneira, as fossas são acessórios essenciais para a parte da população que não tem acesso ao esgotamento encanado.
Sendo assim, a água própria para o consumo humano é um recurso extremamente raro e deve ser mantido em boas condições e longe das contaminações. E as tecnologias como o LifeSack e o LifeStraw são imprescindíveis em lugares onde o acesso à água é extremamente difícil.


Leia mais em: Canudo filtra água suja para reduzir incidência de doenças

Postura no computador.

É muito comum chegar em casa exausto depois de um dia inteiro trabalhando, sentindo-se mal e querendo ir direto para a cama ou então sentir dores nas costas e em outras partes do corpo por uma postura inadequada.
Para começar, devemos deixar a nossa mesa muito bem organizada, com papéis, objetos e documentos no seu devido lugar, pois além de poupar uma série de movimentos desnecessários.
Em frente ao computador devemos manter uma boa postura, sem curvar a coluna, e se possível com um suporte para os pés, que são de grande ajuda para acabar com a dor nas pernas e nos pés. O monitor deve ficar a mais ou menos 50cm de distância dos olhos, posicionando também o mouse e o teclado em posições confortáveis que facilitem uma postura correta, e diminuam o deslocamento.
Para diminuir o cansaço nos olhos, podemos aumentar o tamanho da letra, obter uma iluminação adequada, e solicitar o receituário de um colírio umidificante (como lágrimas artificiais que não possuem efeitos colaterais) ao oftalmologista. É recomendado a realização de pausas de hora em hora, para rápidos alongamentos, hidratação e simples idas ao banheiro, para manter uma movimentação e diminuir a fadiga.
Em uma rotina de trabalho que requer esforço físico, devemos:
  • Evitar de qualquer maneira a inclinação da coluna, caso necessite abaixar, flexione os joelhos e não as costas.
  • Evitar carregar objetos de peso excessivo, não é vergonha nenhuma solicitar ou propôr ajuda para carregar grandes medidas de peso. Além disso evitamos acidentes e quedas das cargas sobre nossos membros.
  • Ao carregar a carga devemos distribuir o peso sobre os dois braços e manter o corpo reto, ainda que demore um pouco mais para realizar a tarefa.
  • Obter algumas pequenas pausas para descanso e reposição do fôlego podem ajudar bastante, é recomendada a ingestão de líquidos e isotônicos para reposição dos sais minerais.
  • Além de todas as dicas anteriores, devemos deixar os problemas do serviço no próprio serviço, sem se preocupar com os mesmos após o expediente.
Uma boa alimentação e exercícios físicos, ainda que sejam leves, contribuem para uma melhor qualidade de vida.

Leia mais em: Postura no trabalho. Torne seu dia menos cansativo!

Imagem do dia