quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Paulo, grande Paulo...


Um átomo qualquer

Docente da Faculdade São Luís é premiado em Salão de Artes Plásticas de Rio Claro!


O XXX Salão de Artes Plásticas de Rio Claro aconteceu em julho desse ano, e o Docente da Faculdade São Luís, Prof. Paulo Tosta, foi premiado com a medalha de Ouro Acadêmica, destacando-se entre os 119 artistas inscritos.  O artista também foi premiado, com a medalha de bronze, no LX Salão de Belas Artes de Piracicaba, com a belíssima obra: “Contemplação”. 
Na mesma solenidade, que aconteceu em 27 de julho, Jesser Valzacchi, ex-aluno da Instituição, graduado em Educação Artística, com Habilitação em Artes Plásticas, também teve o seu talento reconhecido, recebendo o Prêmio Aquisitivo Câmara Vereadores, pelo trabalho: “Cantigas da Memória”.
Lembramos que a exposição está aberta para visitação até dia 2 de setembro, na Pinacoteca Municipal ‘Miguel Dutra’, que fica na Rua Moraes de Barros, 233, Piracicaba-SP.
Parabenizamos os dois artistas e declaramos o nosso profundo orgulho em tê-los como parte da história dessa Instituição!


Restaurando o coração

Você sabia que as células-tronco, são células totipotentes, ou seja, podem originar qualquer célula do corpo humano? Pois bem, pesquisadores do Instituto de Pesquisas Médicas Sanford-Burnham após anos de pesquisas conseguiram realizar um importantíssimo feito na área médica: Restaurar um coração danificado com o uso de células-tronco que se transformaram em células cardíacas.

Por anos, cientistas vêm procurando uma boa fonte de células cardíacas que podem ser usadas ​​para estudar a função cardíaca em laboratório, ou talvez até mesmo para substituir tecidos doentes ou danificados em pacientes com doença cardíaca. Para fazer isso, muitos estão olhando para as células-tronco. Pesquisadores do Sanford-Burnham, o Instituo de Pesquisa Biomolecular Humana, e Chem Regen, Inc. foram à procura de moléculas que convertem células-tronco em células cardíacas por cerca de oito anos - e agora eles encontraram.

Escrevendo na 3 edição de agosto da revista "Cell Stem Cell" , a equipe descreve como eles vasculharam uma grande coleção de drogas - como produtos químicos e a droga descoberta ITD-1, uma molécula que pode ser usada para gerar um número ilimitado de novas células cardíacas a partir de células-tronco.

"A doença cardíaca é a principal causa de morte neste país, porque não podemos substituir o músculo cardíaco, a condição irreversível leva a um declínio da função cardíaca e finalmente a morte A única maneira de efetivamente substituir as células musculares cardíacas perdidas é a formação de novas células com as mesmas funcionalidades. Chamados cardiomiócitos - podem praticamente fabricar o coração inteiro ", disse Mark Mercola, Ph.D., diretor de Desenvolvimento de Sanford-Burnham e do Programa de Regeneração Muscular, autor sênior do estudo. "Usando uma droga para criar novo músculo cardíaco à partir de células-tronco, muito mais viável do que o transplante cardíaco."

Procurando uma agulha num palheiro. As células-tronco são importantes, porque eles fazem duas coisas únicas:

1) se auto-renovar, produzindo mais células-tronco e
2) diferenciar, tornando-se outros tipos de células mais especializadas.

Para se obter um grande número de um tipo de célula determinada, tais como as células cardíacas, a parte mais difícil é descobrir os sinais que dirigem a tornarem-se o tipo de célula desejado.

O grupo Mercola tem buscado por 15 anos indutores de sinais para o coração - em embriões e em células-tronco. Para encontrar uma molécula sintética que pode um dia levar a uma terapia medicamentosa para regenerar o coração, eles juntaram forças com uma equipe de químicos medicinais no Instituto de Biologia Molecular Humana liderada por John Cashman, Ph.D. Com financiamento do Instituto da Califórnia de Medicina Regenerativa, eles usaram a tecnologia robótica sofisticada para testar metodicamente uma grande coleção de drogas como produtos químicos, procurando a agulha em um palheiro que, quando adicionada às células-tronco, resulta em cardiomiócitos. Como resultado da busca, foi o descoberto o composto ITD-1.

Aplicações terapêuticas
Não há escassez de possibilidades terapêuticas para ITD-1."Esta molécula particular poderia ser útil para aumentar a diferenciação de células-tronco em um coração danificado", explicou Erik Willems, Ph.D., pesquisador pós-doutorado no laboratório de Mercola e primeiro autor do estudo. "Em algum momento, poderia se tornar a base para um novo medicamento para a doença cardiovascular, que podem limitar a cicatriz espalhando na insuficiência cardíaca a formação de um novo músculo"

Mercola, Willems, e Cashman estão agora trabalhando com a empresa de biotecnologia ChemRegen, Inc. para continuar estudar o composto ITD-1, buscando transformá-lo em uma droga que um dia pode ser utilizada para tratar pacientes com lesões no coração.

Leia mais em: Células-tronco são transformadas em células cardíacas e regeneram coração
Fonte: Science Daily

Rede Neural Artificial (RNA)

O desafio da Rede Neural Artificial (RNA) é simular em processadores computacionais o funcionamento do cérebro humano. Atualmente é possível, com RNAs, reconhecer padrões, extrair regularidades e detectar relações subjacentes em um conjunto de dados aparentemente desconexos. Também, já se consegue analisar dados ruidosos, incompletos e imprecisos, além de prever sistemas não lineares, que podem ser usados em sistemas caóticos e no mercado bolsas de valores.

A rede neural se assemelha ao cérebro em dois aspectos:

A capacidade de adquirir conhecimento a partir de um processo de aprendizagem;
A capacidade de armazenar conhecimento adquirido através das conexões entre os neurônios, isto é, pesos sinápticos.
O sistema nervoso é formado por um conjunto de neurônios. Nos neurônios a comunicação é realizada através de impulsos, quando um impulso é recebido, o neurônio o processa, e passado um limite de ação, dispara um segundo impulso que produz uma substância neurotransmissora o qual flui do corpo celular para o axônio (que por sua vez pode ou não estar conectado a um dendrito de outra célula). O neurônio que transmite o pulso pode controlar a freqüência de pulsos aumentando ou diminuindo a polaridade na membrana pós sináptica. Eles tem um papel essencial na determinação do funcionamento, comportamento e do raciocínio do ser humano. Ao contrário das redes neurais artificiais, redes neurais naturais não transmitem sinais negativos, sua ativação é medida pela freqüência com que emite pulsos, freqüência esta de pulsos contínuos e positivos. As redes naturais não são uniformes como as redes artificiais, e apresentam uniformidade apenas em alguns pontos do organismo. Seus pulsos não são síncronos ou assíncronos, devido ao fato de não serem contínuos, o que a difere de redes artificiais.

Neurônio Natural
Por sua vez, a RNA é formada por vários neurônios artificiais interconectados, onde cada conexão possui um ou mais pesos sinápticos responsáveis em armazenar a informação. Outra característica importante é a função de ativação do neurônio, que possui como entrada o resultado da soma dos pesos sinápticos. Os pesos sinápticos são de grande importância para uma rede neural, pois determinam toda a manipulação de valores da rede. A Figura 2 apresenta um modelo de um neurônio artificial.

Modelo de um neurônio Artificial


Uma modelagem matemática para o funcionamento do neurônio artificial consiste em realizar duas operações matemáticas básicas: a função soma(somador); e função de transferência (função de ativação). A função soma processa os estímulos ponderados pelos respectivos pesos. A sua saída é a entrada da função de Ativação que, por sua vez, determina se a informação será levada a diante.

Cabe destacar que uma RNA é constituída por uma camada de entrada e de saída, e, geralmente, apresenta camadas intermediárias ou ocultas. A Figura 3 ilustra uma estrutura de uma modelagem de uma RNA.

 Estrutura de uma RNA 
Outro aspecto importante em uma RNA é a habilidade de aprender de seu ambiente e, com isso, melhorar seu desempenho. O processo de aprendizagem é feito por meio de ajustes aplicados aos pesos da rede. Esse processo é interno, ou seja, a rede neural artificial é capaz de se modificar em função da necessidade de aprender a informação que lhe foi apresentada. O aprendizado ocorre quando a rede neural artificial atinge uma solução generalizada para uma classe de problemas. Existem 3 tipos de aprendizagem:


Aprendizagem supervisionada. É quando um agente externo informa à rede qual a resposta correta para um desejado padrão de entrada. Diante disto, os ajustes de pesos acontecem buscando atingir a saída desejada.
Aprendizagem não-supervisionada. É quando não existe um agente externo indicando a resposta desejada. Neste caso, a própria Rede Neural utiliza os neurônios como classificadores, e os dados de entrada para classificação. Assim, esse tipo de rede organiza e classifica os dados de acordo com algum critério.
Aprendizagem híbrida, que mescla os conceitos da duas anteriores. Parte dos pesos é determinada por meio da aprendizagem supervisionada, enquanto outros são obtidos por meio da aprendizagem não-supervisionada.

Leia mais em: O que é uma Rede Neural Artificial? de Rodrigo Regis