terça-feira, 15 de maio de 2012

Doar é Legal 2012 - Campanha da Polícia Militar

Na próxima quarta-feira, dia 16 de maio, o Hemocentro RP Campus e Posto de Coleta receberão doadores de sangue voluntários enviados pela Polícia Militar, os quais podem ser policiais militares, familiares e comunidade em geral.

A campanha "Doar é Legal" teve início em maio do ano passado, quando 2.676 policiais militares fizeram a doação voluntária de sangue em todo o estado de São Paulo. 

Neste ano, as doações de sangue acontecem no período de 07 de maio a 16 de maio em comemoração de um ano do lançamento da campanha.

Chove chuva...

Temporais se tornam mais frequentes e chuva aumenta 30% em São Paulo em 80 anos
Entre 1933 e 2010, o total anual de chuvas aumentou 425 mm na região metropolitana, segundo dados da USP
A terra da garoa virou a megalópole da tempestade. Em cerca de 80 anos, a quantidade de chuva anual que cai na Região Metropolitana de São Paulo, onde um em cada 10 brasileiros vive numa área equivalente a quase 1% do território nacional, aumentou 425 milímetros (mm), metade do que chove em boa parte do semiárido brasileiro. Saltou de uma média anual de quase 1.200 mm na década de 1930 para algo em torno dos 1.600 nos anos 2000. Fazendo uma soma linear, é como se todo ano tivesse chovido 5,5 mm a mais do que nos 12 meses anteriores. A pluviosidade não apenas se intensificou como alterou seu padrão de ocorrência. Não está simplesmente chovendo um pouco mais a cada dia, um efeito que seria pouco perceptível na prática e incapaz de ocasionar alagamentos constantes na região. A quantidade de dias com chuva forte ou moderada cresceu, provocando inclusive tempestades no inverno, época normalmente seca. Em contrapartida, o número de dias com chuva fraca, menor do que 5 mm, diminuiu.

Leia mais na matéria da Revista Pesquisa Fapesp intitulada: Da garoa à tempestade. MARCOS PIVETTA

O que é bom, “faz escola” - Khan Academy

Já falamos aqui do Khan Academy, um projeto de sucesso de educação de alto nível online que tem como alunos até os filhos de Bill Gates. Conheça algumas versões brasileiras.
Salman Khan, ou simplesmente Sal, matemático que largou o mercado financeiro para criar o Khan Academy, um dos maiores fenômenos educacionais do mundo, inspirou vários brasileiros a seguirem seus passos.
Nosso propósito é democratizar a educação de alta qualidade no Brasil. Distribuir o conhecimento dos melhores professores e universidades do mundo - de graça, para todos. Dar acesso ao conhecimento, a qualquer pessoa interessada em melhorar sua vida. Simples assim. Retirado do site VEduca

Também já conhecemos o projeto piloto da Fundação Lemann, que vem traduzindo o material da Khan Academy dando foco especial à parte de aritmética.

Agora, projetos similares nacionais cresceram e multiplicaram-se e, apesar de serem pioneiros em um tipo de negócio ainda a ser explorado, eles têm em comum a possibilidade de fazer a diferença e a metodologia baseada em vídeo-aulas.

O empreendedor Thiago Feijão mostrou os primeiros passos do Qmágico, site que disponibiliza vídeos com conteúdo de aulas explicando de modo simples, com apoio de desenhos. Escolas e alunos pagam uma assinatura para usar o sistema. "Quanto mais ganharmos escala, mais barato o serviço ficará", aponta Feijão. Retirado do site QMágico citando a Revista PEGN

A seguir uma breve lista de alguns desses projetos:

Descomplica: www.descomplica.com.br
Preço: R$ 19,90/mês

Geekie: www.geekie.com.br
Preço: Grátis Por enquanto, está no ar apenas a versão para as escolas. Está planejado a estreia no mercado no segundo semestre.

O Kuadro: www.okuadro.com
Preço: Grátis

QMágico: www.qmagico.com.br
Preço: Grátis

Veduca:www.veduca.com.br
Preço: Grátis Mais de 4.700 vídeo-aulas em português das maiores universidades do mundo.

Leia mais em: Sites brasileiros estilo Khan Academy

Imagem do Dia