segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Ideias Verdes

16/09/2011 - Ideias Verdes
Conheça 5 iniciativas brasileiras que estão no Livro Verde do Século 21
Lydia Cintra - Super Interessante

Este ano, o Conselho Euro-Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável (EUBRA) lançou o Livro Verde do Século 21 (Bright Green Book), que mostra 100 iniciativas em todo o mundo dentro do tema economia verde, com tecnologias e programas pensados para melhorar o planejamento urbano, uso racional de água e energia e desenvolvimento equilibrado das cidades. Ao todo, 350 casos foram analisados – destes, 51 do Brasil. Conheça cinco projetos brasileiros que entraram na edição final do livro.

Rio? Ou Não Rio?

Geólogos divulgam carta aberta em que criticam e colocam em dúvida as conclusões de recente pesquisa brasileira que aponta a descoberta de um rio subterrâneo debaixo do Amazonas. O entanto, o suposto rio, anunciado por pesquisadores brasileiros do Observatório Nacional, nada tem a ver com essa imagem.
Não é à toa que o estudo tem causado rebuliço no meio científico, levando um grupo de pesquisadores da Federação Brasileira de Geólogos (Febrageo) a elaborar uma carta aberta à sociedade criticando as conclusões do trabalho e o uso do termo ‘rio’. Veja mais sobre esta “pendenga” em “É ou não é rio?”.
Vini

Lamarck

O naturalista francês foi um dos pioneiros na ideia de que os seres vivos se modificam. Embora tenham se revelado incorretas, suas teses contribuíram para a aceitação futura da teoria da evolução, como mostra  esta reportagem da revista Ciência Hoje online. Vale a pena ler e tirar de uma vez por todas essa ideia que Lamarck é um vilão errado. Leia: "Lamarck: fatos e boatos"
Vini

Imagem do Dia