sexta-feira, 27 de abril de 2012

Imagem do Dia

Lucy McRae: Como a tecnologia pode transformar o corpo humano?

A "TED Fellow" Lucy McRae é uma arquiteta do corpo -- ela imagina formas de fundir biologia e tecnologia em nossos corpos. Nesta palestra visualmente deslumbrante ela apresenta seu trabalho, desde roupas que recriam a parte interna do corpo para o video com o pop-star Robyn, até uma pílula que quando engolida permite transpirar perfume.

10 Alimentos que Ajudam a Melhorar sua Saúde

São muitos os alimentos que ajudam a regular nosso organismo e promovem inúmeras melhoras. Os 10 alimentos escolhidos hoje fazem muito bem a sua saúde, são fontes de fibras, vitaminas, sais minerais e antioxidantes. Mas o melhor é que podem ser encontrados em qualquer mercado ou venda. Acompanhem a lista abaixo e tomem nota:
Alho: Além de reduzir a pressão arterial, ele protege o coração ao mesmo tempo que diminui a taxa de colesterol ruim e aumenta os níveis do colesterol bom (HDL). Inúmeras pesquisas indicam que ele pode ajudar na prevenção de tumores malignos. Mas cuidado com exageros, a quantidade recomendada é de apenas um dente por dia.
Aveia: Com apenas 40g diárias de farelo ou 60g de farinha, é possível diminuir o colesterol ruim (LDL). Há pouco tempo ela ganhou o selo de redutor do risco de doenças cardíacas da FDA (Agência Americana de Controle de Alimentos e Remédios).
Azeite de Oliva: Também auxilia na redução do LDL. Além de substituir a margarina em vários casos, ele reduz em até 40% o risco de doenças do coração. Apenas 15ml diárias são o suficiente, portanto não abuse.
Castanha do Pará: Outra ganhadora do selo de redutora de doenças cardiovasculares. A castanha, a noz, o pistache e a amendoa, auxiliam na prevenção de doenças do coração. Recomenda-se diáriamente a ingestão de 30g ou 5-6 unidades.

Formigas (Pheidole)


A natureza dos insetos sempre nos surpreendendo. E quem imagina que “super inseto” é coisa de 300 milhões de anos atrás, está enganado. Existe um gênero de formigas (Pheidole) capaz de produzir superformigas-soldados muito maiores que o normal, geralmente com a cabeça e mandíbula muito desenvolvida e que podem assustar qualquer inimigo. E o objetivo é mesmo este!
Através de uma dosagem mais elevada de hormônio juvenil na fase larval, super soldados se desenvolvem. Na verdade, em todas as formigas a quantidade de hormônio juvenil na fase larval determina o destino quando adultas.
Se os níveis desse hormônio forem baixos, as larvas vão se tornar pequenas formigas operárias; se os níveis do hormônio ultrapassarem um limite máximo, as larvas continuarão a crescer e, por fim, irão se transformar em formigas-soldados.
As larvas, que no início eram como outra qualquer, recebem uma dosagem ainda maior do hormônio que excedem a quantidade ideal para a obtenção de formigas soldados normais.
Esta dosagem excessiva faz com que a metamorfose das formigas seja mais longa, permitindo que elas cresçam ainda mais e se tornem superformigas-soldados.
As super formigas não tem outra utilidade que não seja proteção do formigueiro. Com suas cabeças muito maiores elas fecham a entrada do ninho não permitindo que intrusos se atrevam, e caso esses resolvam encarar, as super soldados ainda possuem mandíbulas gigantescas e uma força além do normal. Na Science, os pesquisadores garantem: qualquer espécie pode se tornar uma super formiga, desde que a dosagem de hormônio juvenil se exceda o segundo limite!

Leia mais em: Conheçam as incríveis super formigas. Karlla Patrícia, Diário de Biologia