quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Quem quer água...

O Raincatch é muito mais que uma jaqueta e vai além de um simples purificador de água. O invento do Instituto de Design Interativo de Copenhagen (CIID, na sigla em inglês), na Dinamarca, é um casaco que acumula a água da chuva e a purifica, deixando-a pronta para o usuário bebê-la.
Quando está chovendo, o colarinho coleta a água que cai sobre a roupa. O líquido então corre por tubos para ser filtrado por carvão e depois quimicamente purificado. A água resultante, pronta para beber, fica armazenada na altura dos quadris e pode ser consumida por meio de outro tubo, semelhante a um canudo. Vale a pena ler esta reportagem da revista Galileu, “Casaco coleta e purifica água da chuva, deixando-a pronta para beber”.

Saída Ecológica

Como todos nós sabemos, o couro é a pele de um animal tratada quimicamente. Apesar de ser  um material forte e resistente há questões polêmicas envolvidas no uso indiscriminado do couro como a matança de animais e a poluição causada pelos resíduos químicos usados para tratar o couro (muitas vezes eles são nocivos ao meio ambiente). Esta reportagem da revista Galileu nos trás algumas alternativas ecologicamente corretas para o couro. Vale a pena ler “Conheça cinco alternativas ecológicas para substituir o couro”.

Realidade na ficção

Dois adolescentes, um rapaz e uma moça, exploram questões científicas e transformam o quarto de casa em um verdadeiro laboratório. Esse é o mote de Detetives da ciência, série de TV produzida pela Empresa Municipal de Multimeios do Rio (MultiRio), com consultoria do Instituto Ciência Hoje.
No início deste mês, ‘Planeta molhado’ – um dos 10 episódios da série – foi premiado como melhor programa no décimo festival internacional de cinema para a infância e juventude Nueva Mirada, na Argentina. Veja mais dessa parceria interessante na matéria da revista Ciência Hoje On-line intitulada: “Investigadores premiados”.

Imagem do Dia


Nossa imagem do dia fica a cargo da amiga Débora. Continue participando...