quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Micróbios em vidro


Será que pensaríamos diferente sobre os micróbios se pudéssemos olhar dentro da complexidade que são? Em vez de vê-los como simples abstratos, coloridos e pequenos. Essa é a missão de Luke Jerram.
Sua coleção tem estado em desenvolvimento desde 2004, projetada para trazer a situação de doenças globais para a atenção do mundo. Ao criar os micróbios em vidro incolor,Jerram mostra suas estruturas puras e verdadeiras.
As esculturas são criadas com a ajuda de um virologista através de fotografias e modelos que revelam as verdadeiras características de várias espécies de micróbios. Então Jerram e seus companheiros Kim George, Brian Jones e Norman Veitch criam essas réplicas que tem cerca de 1 milhão de vezes o tamanho real de um vírus.
O trabalho chamou atenção da comunidade científica que já usou os modelos em revistas médicas como Lancet, o British Medical Journal, e até em livros didáticos.
Após olhas essas réplicas de vírus em vidro, é difícil não ficar impressionado com tamanha beleza, mesmo aqueles vírus que são mortais para a humanidade.
Leia mais em: Veja como os micróbios são surpreendentemente belos. Por: Dado Shapper | 04/02/2013