quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Indicadores de desenvolvimento nos países da Amazônia. Brasil é único que reduziu desmatamento.

Estudo produzido por uma rede de organizações das nações que detêm partes da Amazônia aponta que as condições sociais, econômicas e ambientais da região progrediram nos últimos anos, mas que o avanço foi insuficiente para tirá-la da condição de menos desenvolvida que o resto das áreas desses países.
Ou seja, em cada um dos países, a porção amazônica tem indicadores piores de desenvolvimento que a média nacional. Os autores compararam dados para medir o quanto a Amazônia avançou em relação aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, assumidos em 2000 pelos membros da ONU com vista a 2015. Foram analisadas as regiões amazônicas do Brasil, Peru, Bolívia, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.
Leia mais

Ciúmes animal

Os camarões da espécie Lysmata amboinensis são ciumentos e capazes até de matar rivais para manter um ambiente monogâmico, segundo um estudo alemão divulgado pela publicação de livre acesso "Frontiers in Zoology".
durante a pesquisa com esta espécie, uma equipe da Universidade de Tübingen, na Alemanha, separou diversos camarões em grupos com 2, 3 e até 4 indivíduos. Todos eram mais ou menos do mesmo tamanho, receberam uma alimentação ilimitada e tiveram direito ao mesmo espaço para viver na água que os demais. Cada um ainda recebeu uma espécie de "dormitório" para descansarem.
Após 42 dias, todos os aquários com mais de 2 camarões tiveram indivíduos mortos ou atacados. Os crustáceos foram mortos durante a noite, logo após terem perdido a pele velha. Este é um momento no qual esses bichos ficam mais vulneráveis.
Leia mais

Estudo clínico brasileiro usa células-tronco para tratar enfisema pulmonar

O enfisema pulmonar, uma doença que afeta 210 milhões de pessoas no mundo, pode receber, no futuro, um tratamento a base de células-tronco desenvolvido no Brasil. Testes iniciais da técnica feitos por pesquisadores paulistas revelam uma eficiência de 75% em pacientes com o problema.
O primeiro estudo com humanos foi conduzido por uma equipe de cientistas da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e de um laboratório especializado em células-tronco entre 2009 e 2010, com apenas quatro participantes - todos com enfisema pulmonar em estágio avançado.
No teste, os pacientes tiveram seus pulmões regenerados com células-tronco obtidas na medula óssea.
Leia mais

Mike Biddle: Nós podemos reciclar plástico

Menos de 10% do lixo plástico é reciclado – diferente dos quase 90% dos metais – por causa do complicado problema de encontrar e separar os diferentes tipos. Frustrado por este desperdício, Mike Biddle desenvolveu uma planta industrial barata e incrivelmente eficiente em termos de consumo de energia, que pode reciclar qualquer tipo de plástico.