terça-feira, 7 de junho de 2011

Quarta Semana de Blog

Boa tarde meus queridos, estamos completando nossa quarta semana de Blog, o "lindinho" tem um mês de vida....rsrsr
Atingimos 1300 visitas. E com a participação de vocês continuaremos crescendo.
Vini

D. Pedro 2º e a ciência

O fascinio que a ciência trás as pessoas não é de hoje. Da alquimia a magia, chegando ao que hoje chamamos de ciência.
Não foi diferente no nosso pais.
D. Pedro 2º, imperador do Brasil de 1840 a 1889, criou laboratórios de fotografia, química e física, participou de academias de ciência da Europa e se correspondia com cientistas como Pasteur (um dos responsáveis por demonstrar que micróbios causam doenças) e Graham Bell (inventor do telefone).
A paixão desse membro da família real brasileira pelas ciências é conhecida dos historiadores. Mas os bastidores do desenvolvimento científico de d. Pedro 2º costumavam passar batido.
Leia mais em "Físico retrata relações entre d. Pedro 2º e professor de ciência" na Folha On Line.
Vini

Um reality show da ciência

Os seis participantes do Mars500, que simula as condições de uma viagem a Marte, completaram 1 ano isolados no experimento nesta sexta-feira. O projeto Mars500 é uma parceria entre as agências europeia (ESA), russa (Roscosmos) e chinesa (CSNA).
Vale a pena saber um pouco mais sobre isso na reportagem do G1 "Experiência que simula viagem a Marte completa 1 ano".
Vini

Convite – Imagem do Dia

Você amigo tem uma foto com um tema Biológico, uma paisagem, um flagrante animal (ou vegetal) interessante, nos mande, ela será publicada no espaço imagem do dia. É uma maneira de apimentar as participações e dar a chance de descobrirmos talentos da fotografia entre nossos alunos e amigos do Blog.
Vini

combustíveis alternativos

Uma iniciativa digna de nota é o Um dispositivo que possibilita seu carro ser abastecido usando lixo ao invés de gasolina ou álcool. Essa maravilha da engenharia se chama Gasifier.
Em outras palavras o Gasifier usa a queima de lixo para produzir gás (aquele mesmo que já estamos habituados a ouvir, o GNV.) De acordo com os idealizadores do projeto, podemos converter quase todo tipo de material em combustivel para o carro.
Vale lembrar que durante a segunda guerra o Brasil utilizou uma sáida, Gasogênio, para a falta de combustivel.
Vale a pena ler estas reportagens.
Vini

Imagem do Dia

Casa verde

Fundação Oswaldo Cruz inaugura espaço ecologicamente correto com o objetivo de estimular habitação mais sustentável.
Localizada no campus da Fundação Oswaldo Cruz, a Casa Eficiente é toda feita de madeira escura e certificada, com um jardim que aproveita garrafas pet para acomodar mudas de planta. 
Vini