segunda-feira, 13 de junho de 2011

Energia Solar

Para quem quer aprender um pouco mais sobre energia solar sendo utilizada comercialmente para a produção de energia elétrica, esse artigo" As incríveis usinas solares do sul da Espanha, verdadeiros monumentos ao Sol"  mostra como a Espanha já da um importante passo neste sentido. uma energia limpa, gratuita e o mais importante, acessível a países pobres, já que a sua grande maioria se encontra em áreas de grande irradiação solar.
Vini

Imagem do dia

Vulcões

Uma dica da nossa amiga Débora, é a reportagem "Imagens da Nasa mostram vulcões em erupção vistos do espaço". Onde verificamos que imagens feitas por satélites da Nasa, a agência espacial americana, mostram a atividade do vulcão Grimsvotn, na Islândia, que entrou em erupção no último sábado, e ajudam a mostrar a dimensão e o impacto do fenômeno.
Vini

Curiosidade biológica

Com o título de "Conheça a única aranha que passa o dia todo embaixo d’água" essa matéria indicada pelo nosso amigo Leonardo nos mostra as particularidades biologicas deste artrópode. É ler para conferir...
Vini

Espécies Nativas Brasileiras

Uma dica do nosso amigo Leonardo é o site  do IBFlorestas  que apresenta uma lista de espécies nativas que revela suas características morfológicas e ecológicas, assim como, detalhes sobre  produção de mudas e sementes. Um importante guia para quem esta fazendo um TCC com este tema.
Vini

Experimento com células-tronco identifica mecanismo de perda e ganho de material genético

O neurocientista brasileiro Stevens Rehen deu mais um passo para desvendar as causas de um fenômeno celular intrigante que ele próprio identificou dez anos atrás e que contribui para tornar o cérebro de cada pessoa diferente do de todas as outras. Em um trabalho publicado em 7 de junho na revista PLoSone, Rehen descreve um dos possíveis mecanismos que levam as células cerebrais a ganhar ou perder cromossomos, os filamentos enovelados de DNA que abrigam os genes, e tornam o cérebro um mosaico de células com características genéticas distintas das herdadas dos pais.Veja mais na reportagem da Revista Pesquisa Fapesp "Neurônios imperfeitos".
Vini