segunda-feira, 27 de junho de 2011

Microscopia

Uma verdadeira aula de Microscopia é este post do site Rainha Vermelha, bem diferente dos livros didáticos, onde cada organela assume uma cor e um tamanha padrão.
Aqui vemos como as coisas acontecem na célula.
Vini

Pequenos predadores, grandes presas

Este poste veio direto do site Rainha Vermelha, vale a pena ser visto....
Vini
"Semanas atrás, o vídeo do pequeno besouro da espécie Epomis dejeani me deixou bastante impressionado. Filmado por pesquisadores israelenses interessados na interação deste inseto com sapos, frequentemente encontrados juntos no ambiente, ele se mostrou capaz de matar com veneno e comer um animal muito maior do que ele. Me dei conta do quão impressionante é ver um vertebrado sendo comido por um artrópode, invertendo pouco a relação predador-presa com a qual estamos acostumados.


Então, para diversão geral, em um momento Youtube que há tempos não acontecia aqui no blog, aqui vão alguns artrópodes predadores capazes de comer presas muito maiores do que eles"
Assista mais em:
Pequenos predadores, grandes presas

Imagem do dia

Elemento novo na área

Para aqueles que tem aversão a química, que esperam viver uma vida pacata, sem que esta parte da ciência afete o seu cotidiano, esqueça.... Ela esta em todo lugar, em tudo.... Química é vida....
E para ajudar ainda temos mais alguns elementos para nossa coleção, é o que nosso amigo Leonardo nos manda na noticia "Novos elementos são adicionados à tabela periódica".
Vini

Frio

Você ache que somente nós, humanos (ou "macacos pelados") sentimos frio com a chegada do inverno. Muitos animais também sentem. Nesta reportagem, "Contra frio, Zoológico de SP dá cobertores a animais" enviada pelo amigo Leonardo vemos um pouco mais sobre isso.
Muitos podem até se perguntar "e como estes animais fariam na selva?", basta lembrar que a selva não seria geograficamente na mesma linha do meridiano onde eles estão agora, alem disso muitos animais apresentam rota de migração para escapar dos rigores do inverno e verão.
Vini