segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Semana de Filosofia, Geografia e História da Faculdade São Luís aborda a Cultura Islâmica

Semana de Filosofia, Geografia e História da Faculdade São Luís aborda a Cultura Islâmica

Realizou-se, de 31 de agosto a 02 de setembro, a Semana de Estudos dos cursos de Filosofia, Geografia e História da Faculdade São Luís, que explorou o tema: Identidade, Cultura e Tolerância. Segundo a Profa. Liamar Izilda Tuon, Coordenadora do Curso de História, “foi uma Semana inovadora, porque pela primeira vez foi abordado um tema de interesse mundial e que serviu para quebrar muitos preconceitos com relação ao Islamismo”.

A convidada para abrir o ciclo de palestras foi a Profa. Dra. Francirosy Campos Barbosa Ferreira, Doutora e Mestre em Antropologia, que abordou a temática: “Um outro olhar sobre o Islã”. Na conversa com os estudantes, a professora falou principalmente sobre as mulheres dessa cultura. Segundo ela, os islâmicos as respeitam muito, e elas podem, inclusive, trabalhar. Outra curiosidade é o fato de ser permitido a elas pedir o divórcio.

lagarto-anão-jaragua

O lagarto-anão-jaragua (Sphaerodactylus ariasiae) tem o tamanho de uma tecla de computador: mísero 1,6 centímetro de comprimento, medido da ponta do focinho à base da cauda. A espécie, descoberta em 2001 numa caverna no Parque Nacional Jaragua, na ilha de Beata, República Dominicana, divide o título de menor réptil do mundo com outro lagarto, o Sphaerodactylus parthenopion, encontrado nas Ilhas Virgens Britânicas em 1965. A descoberta de animais como este nos faz pensar por quais tipos de pressão de seleção natural. Veja mais em "Lagarto-anão". 
Vini

Imagem do Dia

Entrevista Bomba


Nesta entrevista com César Lattes em 05/08/96 no jornal Diário do Povo, Campinas, o físico mais conceituado do Brasil, nos trás um pouco mais de luz sobre as "verdades" da ciência. Com afirmações como "Albert Einstein é uma farsa." o maior físico brasileiro deste século. Por duas vezes, esteve a um passo de ganhar o Prêmio Nobel. Na primeira vez, em 1947, pela descoberta de uma partícula que integra o núcleo do átomo: o méson pi. Na segunda vez, em 1948, por haver produzido artificialmente o méson pi, a mesma partícula que descobriu em laboratório. Veja a integra desta reportagem "ENTREVISTA: CÉSAR LATTES FALA SOBRE EINSTEIN". ou Entrevista: César Lattes fala sobre Einstein
Vini