terça-feira, 4 de outubro de 2011

Urgente

Hemocentro RP está precisando urgente dos doadores de plaquetas, pois os estoques desse componente está muito baixo. Ligue no 0800979 6049 e agende sua doação e seja do tipo que salva.

E o premio vai para...

Três pesquisadores compartilham o Nobel de Medicina por estudos que ajudaram na compreensão do funcionamento do sistema imunológico. Um dos laureados, responsável por grandes inovações terapêuticas, morre antes do anúncio do prêmio. O primeiro Nobel anunciado deste ano, de Medicina ou Fisiologia, premia três pesquisadores por suas descobertas sobre o funcionamento do sistema imunológico, que defende o corpo humano de ameaças como vírus, bactérias, fungos e até câncer. Veja mais na matéria da Revista Ciência Hoje com o título “Resposta ilustre”.

Memórias da Terra

Em O poço do Visconde, um dos livros da coletânea infantil Sítio do Pica-Pau Amarelo, o escritor Monteiro Lobato define a geologia como o estudo “não da terra-mundo, mas da terra-terra, da terra-chão”. O quadro interativo de Monteiro Lobato convida os visitantes a um passeio pelo passado por meio de relíquias geológicas. Essa “terra-chão” é o tema da exposição ‘Memórias da Terra’, inaugurada neste mês (14/9), no Museu da Geodiversidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que tem como anfitrião um desenho interativo do autor brasileiro. Veja um pouco mais desta exposição na matéria da Revista Ciência Hoje com o título “O passado do planeta”.

Berçários naturais

Há bons motivos para não gostar dos manguezais: são feios, lamacentos, repletos de mosquitos e geralmente cheiram mal. Mas há também boas – e novas – razões para dar mais valor a esses espaços que misturam água do mar e de rios em meio a árvores de raízes expostas. Para saber um pouco mais sobre este maravilhoso ecossistema, leia a matéria “Berçários móveis” da Revista Pesquisa Fapesp.

Imagem do Dia

Aula de Botânica em 1939, publicada no relatório do Instituto de Botânica.

Veja também “Observador de cidades”