sexta-feira, 30 de março de 2012

Tabela periódica interativa

Esta bela tabela periódica interativa, por meio de realidade aumentada, foi criada para a exposição ´Science Storms´ no Museu de Ciência e Tecnologia de Chicago (EUA).
O sistema permite que os visitantes interajam com os elementos da tabela periódica por meio de peças móveis sobre uma mesa. Ao colocar uma peça sobre um elemento, o sistema fornece as informações sobre a sua importância no mundo e exibe uma fotografia.
Formações de moléculas podem ser obtidas deixando a peça por um tempo sobre um elemento, e então arrastando até uma área lateral para combinar os diferentes elementos em uma molécula. Quando a reação ocorre, o sistema exibe uma mídia sobre a substância formada. Com a possibilidade de demonstrar mais de 350 tipos de reações químicas.

Transplante de rosto, língua e mandíbula.

O norte-americano Richard Lee ganhou vida nova ao ganhar um complexo transplante de rosto, língua e mandíbula.
Lee, que tem 37 anos, envolveu-se em um acidente com arma em 1997 e perdeu o nariz, lábios e os movimentos da boca. Por 15 anos, ele viveu recluso e escondia-se atrás de uma máscara e só saia à noite.
O transplante, que dará uma nova vida ao rapaz, foi feito no Centro Médico da Universidade de Maryland (EUA). Além do novo rosto, os médicos religaram conexões nervosas e alinharam os dentes para que Lee pudesse sorrir novamente.
As áreas danificadas foram removidas e, em seguida, reconstruídas.
“Ele já se olha no espelho e consegue se barbear e escovar os dentes, coisa que ele já tinha esquecido“, disse o Dr. Eduardo Rodrigues ao Daily Mail. “Quando se viu no espelho, ele me agradeceu e me abraçou“.
Para você ter uma ideia, um verdadeiro exército de 100 médicos foi convocado para o procedimento. A cirurgia envolveu 10 anos de pesquisa financiada pelo Departamento de Defensoria de Pesquisa Naval, e servirá como modelo para ajudar veteranos de guerra feridos por atefatos explosivos no Afeganistão.

Bela Lua

A lua parece ser sempre a mesma, não importa se passa 20 ou 30 anos. Sua forma e suas crateras parecem ser sempre as mesmas, porém, a NASA explica que a lua nem sempre foi assim. Graças ao Lunar Reconnaissance Orbiter, da NASA, foi possível estudar a história da lua. Veja o vídeo e entenda o que aconteceu com ela:
Leia mais em: A evolução da Lua