sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Chuva? hoje não ´brigado.

Duas novas expressões – gerenciamento do clima e geoengenharia – estão aparecendo com mais frequência nos debates internacionais sobre a ciência e a política das mudanças climáticas. Uma das razões é o fracasso nas tentativas de implementação de políticas efetivas de redução de emissões de gases estufa. O que há de novo é que não é mais utópico pensar em intervir no clima regional ou mundial para evitar a contínua elevação da temperatura média global, as secas ou inundações intensas que se tornam mais frequentes à medida que as alterações climáticas se intensificam. Conheça um pouco mais sobre esta nova ciência em: Os donos da chuva

Alergias e o humor

Mais do que simples irritação, sensibilidade exacerbada a alimentos provoca ansiedade e afeta o cotidiano de muito de nós. O que antes era uma suposição, agora é fato científico.
Veja mais na materia: Alergias perturbam o humor, da Revista fapesp on-line.
Vini

Incêndio na USP de Ribeirão

É com grande pesar que passo esta noticia a voces. Anos de pesquisa e desenvolvimento perdidos.
O incêndio que aconteceu na tarde da terça-feira no campus da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto destruiu quase 50% dos 40 hectares do único banco genético brasileiros de arvores nativas.Foram queimadas 45 espécies de arvores na reserva florestal.
Veja mais em:
Incêndio na USP de Ribeirão destrói único banco genético de árvores nativas do Brasil
Incêndio destrói área de mata preservada na USP em Ribeirão Preto



Imagens do Dia

Esses são alguns dos maiores mestres da camuflagem da natureza...
Veja mais em: Mestres da Camuflagem

Resíduo do bem

O resíduo da produção de etanol é caracterizado não apenas pelo forte mau cheiro que exala, mas por ser rico em sais minerais, principalmente potássio, e possuir altos teores de matéria orgânica com elevada acidez. Também chamada de vinhoto, ela se tornou, em meados dos anos 1970, a vilã do Proálcool, o programa governamental que implementou o etanol como combustível. Pesquisas agora apontam para a produção de Biodisel a partir deste resíduo. Veja mais em: "Vinhaça alternativa" na Revista Fapesp.
Vini