terça-feira, 13 de março de 2012

Tucanos em Jaboticabal

Fotos do jornalista Renan Leite
Em Jaboticabal, tucanos passam a fazer parte da rotina da cidade, mas trazem preocupações
Os tucanos, aves encontradas na América do Sul e Central, passaram a fazer parte da rotina dos jaboticabalenses. Encontrados normalmente nas áreas rurais, eles já podem ser observados dentro do município, como próximo a nova escola do SESI e principalmente na Praça dos Italianos, próximo a Prefeitura e Bosque Municipal "Francisco Buck".
Quem passa e observa as aves fica encantado pela sua beleza. "Eles sempre estão por aí, ficam rodando pela praça e sempre podemos observá-los nesta região", comentou o dono de um lava-rápido próximo ao local. "Todos que passam ficam olhando. Outro dia vi algumas pessoas pararem para tirar fotos. É realmente muito bonito", emendou.
Entretanto, a presença dos tucanos remete a uma preocupação sobre o desmatamento e a perda do seu habitat natural, além da proximidade com o bosque municipal, local onde são mais vistos. O biólogo Luciano Marafante afirma que a sua presença dentro da cidade é apenas reflexo destas ações. "É difícil falarmos de onde eles vieram porque está tudo desmatado, mas o surgimento destes tucanos naquela localidade, próximo a prefeitura, é uma demonstração clara que o bosque municipal é a única reserva de mata nativa que pode servir de habitat para esses animais", afirmou o biólogo, preocupado.
A prefeitura iniciou, no ano passado, as modificações na área interna do bosque para servir como ponto turístico na cidade e ser um atrativo para caminhadas e educação na preservação da natureza para as crianças. Entretanto, biólogos e especialistas da área se preocupam em relação aos trabalhos realizados e que poderiam afetar, diretamente, os animais. "De certa forma, eles possuem uma proteção no bosque. Se começarem a mexer no seu habitat que encontraram em Jaboticabal, eles também vão desaparecer da região do lago. Esse fato é um grande exemplo da necessidade de mantermos as áreas verdes e, principalmente, a área do bosque, que é nativo e que irá criar condições favoráveis para o seu desenvolvimento", conclui Luciano.
Algumas ONGs (Organizações Não-Governamentais) de Jaboticabal já se pronunciaram contra as modificações na região interna do Bosque Municipal "Francisco Buck". Um abaixo-assinado também já foi realizado para que a prefeitura interrompa as atividades.
Leia Mais em: Tucanos em Jaboticabal

10.000 acessos

Bom dia a Todos, todos mesmo...
Ultrapassamos a marca de 10.000, foi um longo caminho desde o nosso inicio em abril de 2011 (09/05/2011).
Crescemos tal e qual a uma boa colônia, produzindo esporos de saber que espalharam por todos os continentes.
Até o momento contamos com 10.040 acessos  de todos os continentes. Sendo os TOP 10 Paises com maiores acessos são: Brasil (81,7%), Estados Unidos (7,7%), Alemanha (4,6%), Portugal (3%), Rússia (1,8%), França (0,3%), Japão (0,3%), Espanha (0,3%), Índia (0,2%) e Argentina (0,2%).

A reportagem mais acessada (Estudo clínico brasileiro usa células-tronco para tratar enfisema pulmonar – 17/11/11) conta com 511 acessos.
A maioria dos nossos acessos diretos – vindos sem digitar a url direta, tem origem no site da nossa faculdade, no Google e Facebook (para algumas matérias específicas).
Nossos agradecimentos a todos os que colaboraram, docentes da instituição e alunos, em especial nossos correspondentes fieis Leonardo e Debora. E em especial, dos nossos alunos - afinal o Blog foi feito para vocês.

Por curiosidade, os acessos ainda em sua maioria pelo Internet Explorer (41%), Chrome (34%) e Firefox (21%).
Valeu Pessoal


Para comemorar este feito, mudamos um pouco a cara do site e lançamos este aplicativo androide: um leitor de feed, que apenas com um clique exibirá todas as atualizações do blog em um celular com sistema Android.

Quem não dispões de um celular ou Tablet com android pode verificar como funciona no link abaixo.
http://www.appmakr.com/app_gallery/475153/

Quem gostou do que viu, bode baixar o app no link abaixo.
Clique aqui.

Banco Itaú distribui 8 milhões de livros gratuitamente

Banco Itaú, juntamente com a Fundação Itaú Social iniciou nesse mês de Outubro o projeto Ler Faz Crescer e está distribuindo 8 milhões de livros infantis gratuitamente.
Projeto Ler faz Crescer
Está convidando à todos a participar dessa campanha do desenvolvimento das crianças do Brasil, através de um gesto simples: à leitura.
Pais, educadores e todos interessados recebem gratuitamente kits com quatro livros de histórias infantis, um folheto com dicas para contar histórias e um adesivo para ajudar a disseminar o projeto.
Os livros são:
O jogo da parlenda, de Heloísa Prieto (Companhia das Letras),
Bem-te-vi e outras poesias, de Lalau e Laurabeatriz (Companhia das Letras),
Os três porquinhos (Girassol)
Lobisomem (Girassol)
Para ganhar o kit, basta acessar o site www.lerfazcrescer.com.br e fazer o cadastro. Os livros são entregues em todo o Brasil, em um prazo de até 20 dias.

A distribuição do kit é gratuita e válida até quando durarem o estoque.
Então peça já o seu, mesmo que não tenha criança, poderá doar os livros para alguma. Faça sua parte!
Solicite seu kit em: www.lerfazcrescer.com.br


Veja mais em: Banco Itaú distribui 8 milhões de livros gratuitamente

Abelhas Humanas???

Algumas abelhas gostam de aventura e outras preferem ficar na colmeia: segundo uma nova análise do cérebro destes insetos, algumas substâncias químicas que também afetam a personalidade humana podem explicar esta diferença.
As abelhas são conhecidas por ter uma sociedade estruturada com distintas funções para cada grupo: algumas trabalham como enfermeiras, outras buscam alimento, por exemplo.
Mas dentro destas funções, cientistas descobriram que as abelhas também têm personalidades distintas, segundo um estudo da revista Science que examinou a diferença entre as abelhas exploradoras que buscam comida e as que não.
"Existe uma regra de ouro para a investigação sobre a personalidade que diz que se alguém mostra a mesma tendência em diferentes contextos, isto pode ser chamado de traço de personalidade", disse o coordenador do estudo, Gene Robinson, professor de Entomologia e Neurociência da Universidade de Illinois (norte).
Os cientistas diferenciaram dois grupos de abelhas com a instalação de potes com comida nova com aromas e cores únicas, que mudavam todos os dias, e observaram quais abelhas buscavam experimentar novos sabores e quais preferiam os já conhecidos.
Quando examinaram os cérebros das abelhas aventureiras, eles encontraram diferenças na expressão genética relacionadas com a mesma cadeia molecular que regula a busca de novidades nos mamíferos e humanos.

Imagem do Dia

Problemas de mamíferos...

Estudo contesta visão de que a maioria das espécies típicas do cerrado e da caatinga se originou nas florestas

Marsupiais do gênero Cryptonanus: exemplo de mamíferos endêmicos do cerrado
Há algumas décadas, a fauna de mamíferos do cerrado e da caatinga costumava ser descrita como uma versão empobrecida dos animais que habitavam as duas grandes florestas nacionais, a amazônica ao norte e a mata atlântica, na porção litorânea do país. A definição se amparava na constatação de que muitas das espécies presentes nos dois biomas vizinhos eram também compartilhadas com as densas matas adjacentes. Até as chamadas espécies endêmicas do cerrado e da caatinga, aquelas que só eram encontradas nessas áreas de vegetação predominantemente aberta, e em mais nenhuma outra, descenderiam de linhagens ancestrais associadas às florestas.

Um estudo recente, feito por três biólogos, questiona essa visão e sustenta exatamente o contrário: cerca de 80% das espécies endêmicas conhecidas de mamíferos do Brasil Central e semiárido do Nordeste têm suas raízes em regiões de vegetação aberta do continente sul-americano, do tipo savana, com poucas árvores e mais gramíneas, como o próprio cerrado e seu vizinho chaco, área plana e relativamente seca que se estende por partes dos territórios do Paraguai, Bolívia e Argentina, além de um pequeno trecho no centro-oeste nacional.