quinta-feira, 3 de maio de 2012

Estoque de sangue do tipo RH negativo cai 30% no Hemocentro de RP

Estoque de sangue do tipo RH negativo cai 30% no Hemocentro de RP

O Hemocentro de Ribeirão Preto convoca doares de sangue do tipo sanguíneo RH negativo e O positivo para comparecerem as unidades de coleta da cidade. O estoque de bolsas abastece 200 cidades sendo 110 hospitais. Devido o feriado prolongado e o frio, o estoque de bolsas teve queda de 30%.

Em Ribeirão Preto a coleta pode ser feita no Hemocentro Campus (USP) e no posto de coleta da Rua Quintino Bocaiúva, n°470. O agendamento da doação pode ser feito pelo telefone 0800-9796049

Serra da Canastra - 2012

Alguns alunos já mandaram as suas fotos da Viagem técnica a Serra da Canastra (MG). Envie a sua também. Selecionamos algumas para vocês.

Coração partido, ele é a solução.

Tal Golesworthy é um engenheiro especializado em manutenção de caldeiras - ele sabe tudo sobre encanamentos e bombeamentos. Quando ele precisou de uma cirurgia para consertar sua aorta e salvar sua vida, ele necessitou de todo o seu conhecimento, e muito mais.
Tal Golesworthy. Fiel ao cliché da necessidade ser a mãe da invenção.
Diante da iminente cirurgia e desgostoso quanto às opções técnicas, Golesworthy resolveu desenvolver o próprio kit de manutenção cardíaca. Veja sua palestra no TED na Polônia:
Leia mais em: Como consertei meu coração. Blog Brasil Academico

Células-tronco na luta contra o HIV

"Brotamento" de HIV a partir de células do tecido humano.
Células-tronco humanas podem ser geneticamente modificadas para atuarem como verdadeiros soldados na luta contra o HIV.
A descoberta, feita por cientista da UCLA, espera partir para o próximo passo, tentando erradicar completamente os vírus em um paciente infectado.
Existem muitas vacinas e medicamentos que retardam o progresso da doença, diminuindo a taxa de vírus no corpo ou retardando a sua proliferação. A nova terapia promete ir além de tudo isso. Alguns pesquisadores já usam o termo “cura” caso a técnica consiga realizar o que for programado.
O estudo, publicado dia 12 de abril na PLoS ONE, demonstra pela primeira vez que as células estaminais frutos da engenharia biológica podem detectar e destruir os vírus do HIV em tecidos vivos.
“Acreditamos que este estudo estabelece as bases para o uso potencial desse tipo de abordagem no combate à infecção pelo HIV em indivíduos que já foram infectados, sendo uma esperança de erradicação total do vírus do corpo”, comentou o pesquisador Scott Kitchen G.