sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Cana

A relação estreita entre a disponibilidade de água e a produção de energia renovável a partir de biomassa vegetal– a bioenergia e em particular os biocombustíveis – corre nos dois sentidos. Uma irrigação deficiente, tanto em termos de quantidade como de qualidade da água, pode causar sérios danos às lavouras que sustentam a indústria da bioenergia, como a cana-de-açúcar. Quanto à produção, fertilizantes usados nas plantações podem ter impactos sobre a qualidade dos corpos de água, bem como a escolha de culturas menos “sedentas” pode afetar a disponibilidade de água da região. A matéria da Revista Fapesp On line, intitulada "Cuidar da água em nome da bioenergia" trás um importante panorama sobre esta realidade que atinge a nossa região e tantas outras no pais.
Vini

Imagem do Dia

Biodiversidade na mira

Centenas de pesquisadores paulistas de disciplinas ligadas ao estudo da biodiversidade reuniram-se em São Carlos, no início de julho, para discutir avanços em seus trabalhos. Paralelamente, um comitê de avaliação composto por cientistas estrangeiros analisava o conjunto dos resultados apresentados e sugeria caminhos para os próximos anos. a matéria da Revista Fapesp On line, intitulada "Trilha ecológica", Da pesquisa básica às políticas públicas, FAPESP investe há cinco décadas em estudos da biodiversidade.
Vini

Fome e queda de produtividade

Pesquisadores brasileiros e norte-americanos contestaram no dia 26 de agosto, na sexta-feira, dados de um estudo que apontava uma queda constante da produtividade das plantas devido às secas ocorridas na última década no hemisfério Sul. O fenômeno teria conseqüências graves: a escassez de alimentos e o fim de outros produtos derivados dos vegetais, como os biocombustíveis, em até mil anos. É o que nos relata a matéria da Revista Fapesp On line, intitulada "Especialistas debatem queda na produtividade de plantas". E ler e se assustar.

Vini