sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Son Doong: a caverna mais intrigante do Mundo















Postado por Nandy Martins
Normalmente as cavernas são pequenas e muito estreitas, mas Son Doong tem cerca de 200 metros de largura e 150 m de altura. Sem contar com os 8 quilômetros de extensão que a faz ser a maior do mundo.
Ela é tão grande que caberia uma rua, com as que conhecemos, passando dentro da caverna. Son Doong faz parte de uma rede de 150 cavernas que foram descobertas, por britânicos, na fronteira com o Laos.
Para quem não sabe, Son Doong significa “rio da montanha” e, até então, o lugar é cheio de mistérios.
Será que ele foi habitado ou usado como esconderijo por algum povo desconhecido?
Por enquanto que diversas pessoas estudam o local, vamos apreciar sua beleza natural, que é incrível:

Asteróide de 50 metros de diâmetro deverá passar raspando pela Terra hoje

Um asteróide de 50 metros de diâmetro deverá passar raspando pela Terra hoje, de acordo com a Nasa. Batizada de 2012 DA14, a rocha passará a 22 mil quilômetros de distância do planeta.

Em termos astronômicos a distância é muito pequena. A região por onde o asteróide passará é justamente onde orbitam os satélites de comunicação e meteorológicos. Caso a previsão dos cientistas esteja correta, este será o asteróide que passará mais perto da Terra na história da astronomia moderna.

Sem apresentar riscos de colisão com o planeta, o asteróide deverá ser analisado pelos astrônomos durante sua passagem, estimada para o próximo dia 15 de fevereiro. O 2012 DA14, descoberto em fevereiro de 2012 por um observatório na Espanha, só será visível através de telescópios.