terça-feira, 6 de março de 2012

Imagem do Dia

k
A estrutura do grão de pólen mostrado nesta foto é fascinante e mostra uma forma natural bonita construído em torno da eficiência biológica de desenho natural.

Propaganda ecológica enganosa: como identificar e se proteger

Essa matéria super legal publicada no site: Relatosdeumabiologa.com vale a pena ler
Atualmente, é muito comum ouvir falar em sustentabilidade. Já existem muitas pessoas que se preocupam com o meio ambiente e o levam em consideração na hora de comprar um produto. Deste modo, algumas empresas resolveram adotar, para si, a imagem de "amiga do meio ambiente", aproveitando-se, em muitos casos, da desinformação do consumidor que, na boa fé, acredita realmente que aquela empresa se preocupa com o meio ambiente e com a sociedade.
Existem empresas corretas que realmente se importam em ser sustentáveis em todo seu processo produtivo? Sim, existem. Mas, infelizmente, existem muitas querendo se aproveitar de você, consumidor, na cara dura. Quer ver só? Abaixo, alguns exemplos que vemos constantemente no dia-a-dia, em propagandas e rótulos de produtos, de artifícios utilizados por empresas para ludibriar o consumidor e convencê-lo de que a empresa é ecologicamente correta:
Apresentado deste modo, o folheto acima parece absurdo acreditar em propagandas assim, não é? Porém, muitos acreditam. E, todo o dia, várias pessoas caem no conto das "amigas do meio ambiente".
Geralmente, a tática mais adotada pelas empresas enganosas é omitir dados. Assim, uma fabricante de garrafas PET pode dizer que suas garrafas são feitas de material 100% reciclado e, no entanto, omitir o fato de que a tampinha e o rótulo não são.

Poderosa Formiga

Quando oito bizarras formigas soldado, com cabeças gigantes, foram coletadas em uma colônia selvagem de Nova York, os cientistas sabiam que tinham achado algo interessante. A descoberta dessas versões gigantes, cujo trabalho é defender o ninho, levou os pesquisadores a criar suas próprias formigas super soldados com a ajuda de hormônios, e assim entender como as formigas, e possivelmente outros insetos sociais, adquirem formas específicas para trabalhos únicos nas colônias.
O que aconteceu é que essas formigas anormais estavam em um estado ancestral, um que não aparece a não ser, aparentemente, em casos acidentais. Esse fenômeno ocasionalmente acontece em alguns lugares, como em baleias que desenvolvem membros ancestrais ou humanos com caudas.
Já sabemos a um bom tempo que esse tipo de erro acontece”, afirma um dos cientistas do estudo, Ehad Abouheif. “O que estamos mostrando pela primeira vez é que existe um potencial ancestral, e quando provocado pelo ambiente esse potencial pode ser liberado para aumentar a evolução”.
Conheça os super soldados
A espécie Pheidole morrisi, coletada em Nova York, possui normalmente dois tipos de formiga operária: as menores, responsáveis por cuidar da saúde, buscar comida, alimentar ovos e larvas e cuidar da rainha; e as soldado, que defendem o ninho e usam suas grandes mandíbulas para quebrar sementes trazidas pelas outras.
Essa espécie não tem super soldados, mas as cabeçudas lembram formigas desse tipo que existem em oito espécies na América do Sul e norte do México. Todas as nove espécies pertencem ao gênero Pheidole, que abriga cerca de 1100 espécies.
Então faz sentido que as “aberrações” revelem algo sobre a origem dos super soldados entre as outras oito espécies.
Leia mais na matéria do Hypescience.com com o título: Cientistas fabricam formigas “super soldados”
Livescience.com

Ciclo de Palestras do MZUSP - São Paulo