quinta-feira, 22 de março de 2012

FFCLRP-USP promove 2º Curso de Orquídeas

O LBMBP (Depto. de Biologia) promove curso de Extensão Universitária

Estão abertas as inscrições para o 2º Curso de Orquídeas. O curso de Extensão Universitária será realizado de 11-15/06/2012 no Departamento de Biologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto das 19:00 às 22:00 hs.
As vagas são limitadas. As inscrições vão até 01/06/2012 e deverão ser feitas na secretaria de graduação do Departamento de Biologia ou através do e-mail: caique@ffclrp.usp.br
O curso tem como objetivos propiciar à comunidade noções sobre sistemática e reprodução de plantas, e sobre a preservação da flora e da fauna usando as orquídeas como modelo. Também será abordado o problema do comércio de plantas nativas (retiradas do habitat) e o uso de materiais alternativos, sem usar substratos extraídos de forma ilegal da natureza, como o xaxim. O curso também oferecerá informações sobre cultivo de orquídeas e visita ao orquidário do Departamento onde são cultivadas as plantas usadas nas pesquisas científicas.
Detalhes da programação do 2º Curso de Orquídeas podem ser acessados através do site http://sites.ffclrp.usp.br/lbmbp/index.php/disciplinas

Ambiente e empresas: parceria de sucesso

Nesse artigo de Diego Bonfim é mostrado, algumas invenções e criações que foram desenvolvidas por empresas e pessoas para tentar ajudar na sustentabilidade do Planeta.
Nos dias de hoje estamos vivendo um processo de evolução muito grande, principalmente no quesito tecnologia, onde constantemente está sendo lançadas novidades para o consumidor, isso é muito bom, pois cada dia mais está sendo facilitada a vida de todos, seja no lazer, trabalho, diversão e outras atividades do dia-dia. O problema é, e o meio ambiente, como fica nessa história? Isso porque muitas dessas inovações tecnológicas envolvem procedimentos que causam um impacto ambiental ao nosso Planeta, acabando ainda mais com os recursos naturais que ainda temos.
Google usa água de banheiros para resfriar seus servidores

A empresa gigante da internet, Google é um grande exemplo em inovação ecológica, em seu datacenter localizado em Douglas County (Georgia, EUA), desde o ano de 2007 resfriava suas máquinas com a mesma água que era fornecida aos moradores da cidade, mas recentemente após várias pesquisas, a Google percebeu que poderia usar a água já utilizada, dos banheiros dos moradores. Assim, além de ter uma economia maior no gasto com resfriamento, ainda contribui para diminuir o desperdício de água.

Impressora reversa

Uma ideia que ainda se encontra em projeto, mas que já está com seus estudos avançados e com certeza será uma inovação altamente sustentável, é uma impressora reversa, ou seja, ela oferecerá a possibilidade de retroceder o processo de impressão, através de um sistema de evaporação da tinta impressa.

Funcionará de forma simples e rápida, a pessoa irá colocar a folha impressa novamente na máquina, e com um Laser a impressora irá aquecer a tinta da folha até que ela evapore do papel. As pesquisas e desenvolvimentos deste projeto estão sendo feitos por pesquisadores da Universidade de Cambridge.

EcoPC, o computador ecologicamente correto
No Brasil a inovação tecnológica a favor do meio ambiente também é muito importante, pensando nisso o empresário mineiro Adriano Reis Carvalho juntamente com seus sócios inventaram o EcoPC, um computador ecologicamente correto. Adriano pensou ecologicamente em todas as partes de seu produto, desde material utilizado na construção até o transporte para clientes.



Veja algumas especificações do EcoPC:
Gabinete totalmente feito com garrafas PET (20 no total);
Consumo de energia 66% menor que um computador comum;
Tamanho do gabinete menor, sendo assim possível transportar muito mais unidades em um caminhão, o que diminui a emissão de gases poluentes;
Gabinete Pode ser reciclado novamente para a produção de novos;
Adriano e seus sócios da empresa Aja Tecnologia ainda dizem que a próxima missão é criar o EcoTablet.
Não viemos através deste artigo dizer que não gostamos de tecnologia, muito pelo contrário, mas devemos lembrar que temos um Planeta a zelar, afinal, de que adianta ter tantas coisas legais (em tecnologia no caso), sendo que isso acaba aos poucos com o ambiente em que vivemos. Procure ajudar e incentivar pessoas que tenham ideias ecológicas, pois elas podem ser a grande solução para os problemas ambientais do nosso Planeta.

Lei mais em: Eco Tecnologia: Invenções criativas a favor do meio ambiente por Diego Bonfim
Com pesar, o Hemocentro RP comunica a seus colaboradores que faleceu, na tarde desta quarta-feira, o imunologista Julio Cesar Voltarelli. Ele estava internado no hospital Santa Isabel, em Blumenau, Santa Catarina, onde passou por transplante de fígado.
O doutor Voltarelli foi responsável por dezenas de transplantes ao longo de seus 40 anos de dedicação à profissão. Era um dos principais nomes da ciência nacional. Reconhecido internacionalmente pela sua capacidade e inovação. Foi responsável, junto com sua equipe, pelo primeiro transplante de medula óssea do Hospital das Clínicas em 1992.
O Hemocentro RP, em homenagem ao seu ilustre pesquisador, colega, e aos seus familiares decreta luto de três dias em sua sede.
RIP