segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Nova arma contra a Dengue

Uma equipe internacional de pesquisadores parece ter encontrado uma via de combate à dengue que pode ser combinada às atuais formas de controle da doença, como o uso de inseticidas e campanhas de prevenção. O grupo descobriu que uma nova cepa da bactériaWolbachia, uma vez inserida em mosquitos Aedes aegypti, impede que eles transmitam a doença para as pessoas, sem prejudicar os próprios insetos. Veja mais na reportagem da Revista PEsquisa Fapesp intitulada: Bactérias contra a dengue

RG das plantas

Um novo método de identificação de madeiras tropicais baseado na técnica de espectroscopia, que mede a absorção de energia luminosa pelos materiais, vai ajudar no reconhecimento de espécies florestais extraídas ilegalmente na Amazônia. Veja mais na matéria da Revista Pesquisa Fapesp intitulada: Identificação Vegetal.
Vini

Das moléculas aos organismos - Revista Pesquisa Fapesp

A riqueza da biodiversidade das florestas brasileiras também se revela nas substâncias. Veja mais sobre o ciclo de conferências organizado pela FAPESP e pela Sociedade Brasileira de Química, que celebra o Ano Internacional da Química. no link: Das moléculas aos organismos.
Vini

Imagem do dia


Vídeo - Homenagem aos Professores

Este vídeo é uma dica do prof. Ricardo. Vale a pena ser visto.
Vini