quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Orelha humana artificial


Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Cornell criaram uma orelha artificial, usando a tecnologia de impressão 3D e formulações em gel de células vivas.



Segundo especialistas, o ouvido criado não é muito diferente dos nossos. Ele pode ser utilizado para transplantes em pessoas que sofrem de deformidade na orelha ou perdido parte de uma orelha.

Atualmente, os cirurgiões no decurso destas operações utilizam o material de transplante retirado do proprio paciente. Este procedimento é doloroso e  além disso, as orelhas após a cirurgia ficam raramente tais como real.


Para criar  um novo ouvido artificial os cientistas fizeram pela primeira vez uma imagem tridimensional digital da orelha, e então criou através de um formulário impressora 3D que acrescentou colágeno extraído de rabos de rato, e 250 milhões de condrócitos obtidos a partir dos ouvidos de vacas. Após 15 minutos, a forma foi removida e colocada na orelha si solução nutritiva. Três meses mais tarde, na cartilagem da orelha artificial é formado, substituindo o colágeno que está atuando como um esqueleto.
  Leia mais em: BIOENGENHEIROS CRIARAM ORELHA HUMANA ARTIFICIAL