quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Drew Berry: Animações da biologia que não se vê.

Não temos forma de observar diretamente as moléculas e o que elas fazem -- Drew Berry quer mudar isso. Em TEDxSydney, ele apresenta suas animações científicamente acuradas (e divertidas!) que auxiliam pesquisadores a observar processos não visíveis dentro de nossas próprias células.x

Mulheres e Gorduras

Essa vai para todas as garotas que brigam com a balança.
Uma reportagem da Folha da Fernanda Reis com o título: Mulheres precisam de gordura, diz livro de médico e antropólogo”.
Mulheres precisam de gordura no corpo. É só comer o tipo certo desse nutriente e dá até para perder alguns quilos, defende o livro "Why Women Need Fat" ("Por que Mulheres Precisam de Gordura", US$ 16,95 na Amazon) lançado recentemente no mercado americano.
Para formar seus cérebros --que são proporcionalmente maiores do que de outros animais--, bebês humanos necessitam de DHA, o mais complexo dos tipos de gordura ômega 3.
Mas as mães não conseguem todo o DHA necessário apenas pela alimentação diária durante a gestação: para fornecê-lo aos filhos, queimam a gordura armazenada em seus corpos (principalmente nos quadris), que é rica em DHA.
Ou seja, mulheres podem tentar queimar aquelas gordurinhas das pernas e dos glúteos, mas a natureza prefere que elas estejam lá. Além disso, mães mais pesadas tendem a ter bebês mais saudáveis, dizem os autores, o médico epidemiologista William D. Lassek e o antropólogo Steven Gaulin.
Leia a matéria na integra no link “Mulheres precisam de gordura, diz livro de médico e antropólogo”.

Atividade Especial na Biologia

Bom dia a todos!!!


Ontem tivemos uma atividade especial – a primeira de várias que teremos este ano. Uma aula/palestra/conversa conjunta, reunindo todos os alunos da Biologia em uma só sala.
Na verdade como sou meio megalomaníaco, acabei falando a maior parte do tempo – Janaina desculpa, mas quando começo a falar falo mais que “o homem da cobra” - mas as outras professoras presentes ( Cintia, Carol e Marcia) acabaram participando.  Nossa conversa mostrou vários “caminhos” da biologia e como vocês, graduandos da biologia, podem desvenda-los.
Essas fotos foram tiradas logo no inicio da atividade, e infelizmente, não apresenta a classe como ela estava ao término, LOTADA. Foi muito bom ter tido esse contato com o 1° semestre, geralmente só fico com os alunos a partir do 5°.
Deixo em especial esta ultima foto, infelizmente não sei o nome do aluno, que estava brilhantemente trajado para a ocasião de gala da biologia (pena que ficou no empate).
Vini