terça-feira, 11 de outubro de 2011

Imagem do Dia

Avanços da Medicina

O desafio de desenvolver próteses motoras mais eficientes, capazes não apenas de obedecer aos comandos do corpo, como também captar informações sensoriais externas, está mais próximo de ser vencido. Um sistema criado por um pesquisador brasileiro permitiu que macacos movimentassem um braço virtual apenas com o pensamento e, após tocarem objetos mostrados na tela de um computador, distinguissem as diferentes texturas associadas a eles. O sistema testado em macacos permite controlar com o cérebro os movimentos de um braço virtual e receber informações sobre a textura de objetos tocados. O trabalho, liderado por um cientista brasileiro, poderá dar origem a próteses motoras mais eficientes. Veja mais sobre esta pesquisa na matéria da revista Ciência Hoje com o titulo: “Sensação virtual”.

Peixe-boi


A seção “Futuro cientista” da Ciência Hoje nº 285 divulga uma mamadeira subaquática para peixes-bois, desenvolvida por estudante de medicina veterinária da UFRPE, que tem como grande vantagem o fato de eliminar o contato dos animais com os tratadores. Na reportagem “Mamadeira para peixe-boi” você vera como esta mamadeira feita de materiais atóxicos, a mamadeira tem a grande vantagem de eliminar o contato do animal com o tratador, o que, além de diminuir a incidência de doenças, garante um comportamento menos dócil com o ser humano – a grande arma dos caçadores de peixes-bois.

Canibais

A imagem ao lado faz parte das ilustrações do livro ‘Duas viagens ao Brasil’, de Hans Staden (1557). Além de um retrato minucioso do cotidiano de um grupo indígena, o livro contém informações que permitem novas e instigantes leituras sobre o período inicial da colonização brasileira. O primeiro livro impresso sobre o Brasil foi escrito por um alemão, Hans Staden, e narra o período em que ele foi prisioneiro dos tupinambás. O artigo de capa da Ciência Hoje de outubro mostra como a obra tornou-se um dos mais importantes documentos sobre o Brasil colonial.Leia a repostagem com o título: “Nus, ferozes e canibais”.