sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Imagem do Dia

Lixo espacial

Se você ficou impressionado com a reentrada do satélite desgovernado UARS na última semana, então se prepare. Pelo menos 45 pedaços de satélites e restos de foguetes deverão retornar à Terra nos próximos 60 dias, incluindo um satélite alemão de 2.4 toneladas que deverá resistir ao calor da reentrada.
De acordo com dados do Comando estratégico dos EUA, (USStratcom), somente neste mês de setembro de 2011 cinco reentradas já foram observadas, entre elas a de três satélites: Uars, Cosmos 2388 e Hawksat1. Os outros dois objetos eram restos de foguetes propulsores. Veja mais sobre este assunto em:"Lixo espacial: 45 objetos devem reentrar na atmosfera até dezembro".

Desossados

Você ficaria surpreso com a quantidade e diversidade de invertebrados que o mundo tem a oferecer. Às vezes, nós pensamos instintivamente nos invertebrados como pequenos e inócuos, mas quanto mais você estuda biologia, mais isso é provado como falso. Sendo assim, alguns itens desta lista devem ser novidade para você. Confira dez invertebrados surpreendentemente grandes no mundo

Realidade virtual real

Estudantes da Keio University, do Japão, desenvolveram um sistema de projeção 3D que permite interação no mundo real com personagens virtuais! É possível encostar no personagem – e movê-lo de acordo com a vontade do jogador – por meio de uma luva especial, conectada no dispositivo do projeto. Para melhorar, não é necessário usar óculos especiais para enxergar os gráficos. Isso nós da ima importante janela não só para o mundo dos jogos, mas sim para cirurgias a distancia, procedimentos onde a presença humano é impossível (como desarme de bombas ou trabalho em locais com alto índice de radiação). Para saber um pouco mais leia a matéria da Super Interessante com o título “Pesquisadores japoneses desenvolvem projeção 3D interativa no mundo real”.