quarta-feira, 30 de novembro de 2011

De vilão a herói

Estudo envolvendo o Brasil desenvolve vacina contra o câncer a partir de 'Trypanosoma cruzi' geneticamente modificado. Imunobiológico impediu a formação de tumores em ratos, apresentou proteção duradoura e ainda poderá ser usado no tratamento da doença de Chagas.
Até hoje, o protozoário Trypanosoma cruzi era conhecido apenas como o agente causador da doença de Chagas. Mas uma pesquisa desenvolvida em parceria por pesquisadores brasileiros e estadunidenses pode transformar o parasita em um importante aliado da ciência na luta contra o câncer.
Leia Mais.

Embalagem superecológica

 Projeto desenvolvido por estudante do ensino médio propõe uso de resíduos orgânicos como alternativa ao plástico utilizado para embalar mudas de plantas. O trabalho foi destaque no Prêmio Jovem Cientista deste ano.
O incentivo ao desenvolvimento de projetos durante o ensino médio pode render frutos promissores. Esse foi o caso de um trabalho que prevê o uso de resíduos orgânicos como o bagaço da cana-de-açúcar e a casca do coco verde para substituir o plástico normalmente utilizado em embalagens de mudas de plantas.
Leia nais.

Mutação que induz proliferação de células-tronco é identificada

Pesquisadores de 38 laboratórios de várias partes do mundo encontraram uma peça do quebra-cabeça que pode ajudar a desenvolver terapias mais seguras com o uso de células-tronco embrionárias humanas que, em princípio, podem dar origem a qualquer tipo de tecido do corpo. Publicada na Nature Biotechnology deste domingo (27), a análise de 125 linhagens dessas células, cada uma originada de um embrião diferente, mostrou que uma região no cromossomo 20 apresenta a maioria das mutações que afetam a cultura de tais células em laboratório. Os pesquisadores não souberam dizer se essas mutações genéticas estão relacionadas com a natureza das próprias células ou com as técnicas que as mantêm vivas.
Leia Mais.

Ricardo Brentani, diretor-presidente da FAPESP, morre aos 74 anos

Agência FAPESP – Ricardo Renzo Brentani, diretor-presidente da FAPESP, morreu nesta terça-feira (29/11), vítima de infarto. O velório será na quarta-feira (30/11), no Anfiteatro José Ermírio de Moraes do Hospital A.C. Camargo, Rua Tamandaré, 766, Liberdade, São Paulo. O sepultamento ocorrerá às 12h30 no Cemitério do Morumbi, Rua Deputado Laércio Corte, 468.
Leia mais.

Imagem do Dia


Uma coleção de belíssimas imagens em HDR, compondo um vídeo em time-lapse feito por Tanguy Louvigny