terça-feira, 22 de novembro de 2011

1º Workshop do INCTC

Assista reportagem do 1° Workshop do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Células-Tronco e Terapia Celular (INCTC). O evento aconteceu nos dias 17 e 18 de novembro de 2011 no Hemocentro de Ribeirão Preto.

Provas SUB

Peixe é congelado vivo e ressuscita.

Todos já se divertiram brincando de cientista louco. Em algumas brincadeiras, uma viagem pelo espaço seria viabilizada através de tecnologias de criogenia, que nos congelariam para chegarmos aos locais mais distantes do espaço. Um grupo de alunos de uma escola americana resolveu fazer o teste com um peixinho e obteve sucesso total.

O peixe foi colocado no nitrogênio líquido, o que o fez congelar na mesma hora. Depois, ao ser colocado em seu aquário, voltou à vida como que por mágica. Aos que se preocupam com o bem estar do peixe, ele ficou bem depois da experiência mas, segundo a aluna que subiu o vídeo para o Youtube, teve seu destino no dia seguinte, quando foi usado para alimentar a tartaruga de estimação da turma.

O vídeo foi parar no Youtube e tem feito sucesso ao redor do mundo. Veja você também como a criogenia é mais fácil de se fazer do que podemos imaginar.

Svante Pääbo: pistas de DNA para nosso neandertal interior

Ao compartilhar os resultados de um enorme estudo internacional, o geneticista Svante Pääbo demonstra a evidência de DNA de que os primeiros humanos se relacionaram com Neandertais depois que migramos da África (isso mesmo: muitos de nós temos DNA neandertal). Ele também mostra como um pequeno osso de um dedo de um bebê foi suficiente para identificar um espécie humanóide totalmente nova.

Blogs incentivam e ampliam discussões nas aulas de ciências

Desde a popularização dos computadores pessoais, em meados dos anos 1990, muitas escolas incorporaram a informática em seus currículos. Entretanto, de acordo com a bióloga e professora Mônica Fogaça, “trata-se de uma orientação hierarquizada, que não ouve os interesses e conhecimentos dos alunos”. Mônica é autora de uma pesquisa recente feita na Faculdade de Educação (FE) da USP que verificou como a utilização de blogs pode auxiliar o aprendizado de estudantes do ensino fundamental nas aulas de Ciências. “Além de mudar a relação da informática na escola, tentamos também influenciar a formação dos jovens numa direção mais solidária e coletiva”, diz.Leia mais.

Código Florestal

Bela Animação sobre os impactos do novo Código Florestal (o dos ruralistas)!