quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Casa da Ciência promove visita virtual ao CERN

No dia 25 de outubro, os alunos do programa Adote um Cientista da Casa da Ciência participarão de uma visita virtual ao ATLAS, experimento realizado pelo CERN, Centro Europeu de Pesquisa Nuclear. Usando ferramentas de videoconferência, os participantes poderão conversar com o pesquisador Denis Oliveira Damazio, enquanto conhecem a sala de controle do ATLAS e tiram dúvidas sobre o experimento. Acompanhados aqui no Brasil pelo pesquisador Marco Leite, os alunos terão a oportunidade de conhecer o trabalho realizado neste grande centro mundial de pesquisas voltadas ao estudo das partículas.
O CERN foi fundado em 1954 e fica na fronteira entre a Suíça e a França.
O ATLAS é um experimento da física de partículas que analisa as colisões produzidas pelo Grande Colisor de Hádrons (LHC) e procura por eventos compatíveis com previsões teóricas de novos modelos de descrição da natureza, além do conhecido Modelo Padrão. Recentemente, o ATLAS junto com sua experiência-irmã na linha de feixes do LHC, o CMS, encontrou forte evidência de desvio do Modelo Padrão, indicando a descoberta de uma nova partícula, compatível com o chamado bóson de Higgs, prevista há mais de 40 anos pelo físico britânico Petter Higgs.
Denis explica que juntamente com as experiências que são realizadas no CERN, acontece a divulgação e popularização das informações obtidas. “Temos uma constante preocupação com a formação de indivíduos que posteriormente podem integrar nossas experiências e contribuir para a física”, conta. Atualmente, dos 3.000 pesquisadores envolvidos no ATLAS, 1.000 são estudantes de doutorado.
O CERN desenvolve diferentes programas educacionais em física de partículas, especialmente com o sistema de visitas virtuais que está sendo iniciado nesse momento com universidades brasileiras com o objetivo de aproximar pesquisadores com experiência dentro da atividade de pesquisas a estudantes de diferentes níveis.

Marco Leite é pesquisador do Laboratório de Instrumentação de Partículas do Instituto de Física da USP e o coordenador do grupo da Universidade que atua no experimento ATLAS no LHC. Graduado em Física, realizou doutorado e pós-doutorado na área de detectores e sistemas associados à Física de Partículas, com ênfase nos sistemas de calorimetria do experimento ATLAS.

Denis Oliveira Damazio é pesquisador do Laboratório Nacional de Brookhaven (BNL), nos Estados Unidos, e membro da colaboração ATLAS que coordena o grupo de software de seleção de alto nível em calorimetria do detector.
Formado em Engenharia pela UFRJ, tem doutorado pela COPPE-UFRJ, quando participou no desenvolvimento do calorímetro do ATLAS. Pós-doutorando do BNL, trabalha na detecção de raios cósmicos desde 2005 no CERN e atualmente também se dedica a atividades de divulgação científica.

Data: 25 de outubro de 2012
Horário: 14h30
Local: Anfiteatro Vermelho do Hemocentro de Ribeirão Preto - Rua Tenente Catão Roxo, 2501.



O link para os interessados em acompanhar a visita ao vivo pela internet: