quinta-feira, 12 de maio de 2011

Fotos de Tempestades em formação

Para quem gosta de fotografia, natureza e tempestades, essa é uma galeria legal que o pessoal do Brukutu.
http://www.brukutu.com/2011/05/tempestades-em-formacao.html?essopostou, vocês irão ver um pouco mais sobre esse maravilhoso fenômeno nas aulas de geologia no sexto semestre.
Vini

Ilhas-barreiras que protegem biomas são bem mais numerosas

Essa noticia da folha foi encaminhada pela aluna Débora Cristina Garcia, que enviou no mandou o link da notícia:  http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/911237-ilhas-barreiras-que-protegem-biomas-sao-bem-mais-numerosas.shtml
Essas ilhas soa importantes pois atenuam o impacto em biomas, diminuindo a interferência do homem.
Vini

Seminário em Ribeirão Preto aborda plantas hospedeiras

Mais uma direto da coordenação...
No dia 18, às 14 horas, dentro do ciclo de seminários gerais da Pós-Graduação do Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, ocorre a palestra Estudos envolvendo a química das interações entre micro-organismos endofíticos e planta hospedeira com a professora Mônica Tallarico Pupo, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP).
A palestra é gratuita e aberta aos interessados em geral, com 120 vagas. Não há necessidade de inscrição. O evento acontece na sala 11 do Anfiteatro das Exatas no Bloco 4 da FFCLRP.
Endereço: Rua Rodrigo de Freitas, s/n, Ribeirão Preto
Contato: (16) 3602-4385

A vida imitando a arte, ou será o contrário? Formigas e Resident Evil

Mais uma contribuição do nosso alunos Leonardo Moraes Raimundo, valeu leonardo, continue mandando seus links...
Quem não conhece a série Resident Evil (amplamente difundida  entre gamers e aficionados por Zumbis....cérebros.. queremos cérebros....) a franquia de jogos da Capcom e adaptados posteriormente ao cinema, mostra um mundo onde uma indústria farmacêutica (Umbrella Corporation) modifica um vírus (T-Virus), usado para gerar armas biológicas de guerra. Transformando seus inimigos em zumbis aliados.
Parece que isso não é tão ficção não, fui descoberto uma versão parecida na natureza, onde formigas e outros insetos são utilizadas como “ferramentas” por fungos. Veja a integra do trabalho no link: http://hypescience.com/formigas-zumbis-sao-infectadas-e-controladas-por-fungos/
Podem mandar mais noticias este espaço é de vocês.
Vini

Alunos da São Luis fazem visita aos laboratórios da UNESP

Essa veio direto da coordenação:
No dia 29 de março de 2011 os alunos do 3º semestre do Curso de Ciências Biológicas visitaram o Laboratório de Histologia e Embriologia da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - UNESP Jaboticabal. No local os alunos foram muito bem recebidos pelo Supervisor Técnico Sr. Orandi Mateus, que prontamente demonstrou as Técnicas Histológicas para a preparação de lâminas para microscopia. A visita foi supervisionada pela Profa. Dra. Janaina Fernanda Gonçalves Neto, docente da disciplina de Histologia nesta Instituição.
Profa. Dra. Janaina F. Gonçalves NetoCoordenadora do Curso de Ciências Biológicas
Faculdade de Educação São Luís.

São oportunidades como essa que são valorosas para nós, fazer contatos, ver oportunidades de estágios e até mesmo emprego.  Tem gente que vai a campo, e só consegue ver pernilongo, o sol que esta forte ou fraco, o celular sem sinal ou a gandaia da noite. Tem gente que vai e aprende biologia.
Vini