terça-feira, 28 de junho de 2011

Imagem do Dia

Dos pepinos espanhóis ao genoma nos blogs: E. coli patogênica na Alemanha

Desde a segunda metade de maio, a Alemanha vem sofrendo de casos de síndrome hemolítico-urêmica (HUS) infecciosa. Os sintomas são diarréia sanguinolenta, dores abdominais, vômitos e presença de sangue na urina, em mais de 600 casos envolvendo até dia 05 de maio (hoje) 15 mortes. O agente causador foi confirmado como a variante enterohemorrágica de Escherichia coli O104:H4 (EAggEC VTEC), que além da síndrome hemolítico-urêmica causou outros 1536 casos de infecção que incluem 6 mortes.
A princípio, a contaminação foi ligada a pepinos espanhóis, fonte que foi descartada posteriormente em um embaraço internacional que gerou a foto da ministra espanhola abaixo. A fonte mais provável até o momento parece ser brotos de feijão produzidos na própria Alemanha, mas de qualquer forma não é recomendado o consumo de vegetais produzidos no país como um todo.
Mas, para entender melhor o que está se passando, quem é esta E. coli e como ela (não) foi parar no pepino, precisamos ir um pouco mais a fundo...
Leia mais em: "Dos pepinos espanhóis ao genoma nos blogs: E. coli patogênica na Alemanha"

Sustentabilidade nos negócios

Todos os empreendedores e consumidores conscientes que estudam produtos ou serviços sustentáveis se deparam com uma série de desafios, o mais recorrente deles é a  escassez de informações. Em todo bate papo sobre o assunto ouço a reclamação  de que é um mercado extremamente fechado, ninguém disponibiliza informações e de que  é super complicado e confuso. De certa forma é verdade, eu mesmo sendo um consumidor consciente a muito tempo e um participante ativo do “mundo sustentável” sempre me surgem dúvidas e é comum eu não saber a quem recorrer, por isto resolvi escrever uma série de artigos sobre a minha interpretação do mercado e levantar a bola para debatermos e trocarmos idéias.
Veja mais em:
Sustentabilidade nos negócios: Em essência uma nova maneira de se relacionar com as pessoas e o meio ambiente

Novidade na produção de butanol

De um caldo de água, açúcar e bactérias, o engenheiro químico Adriano Mariano, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), conseguiu extrair o butanol – um tipo de álcool que pode ser usado como combustível – por meio de um método declarado inapropriado em décadas passadas: o vácuo. “Conseguimos quebrar um paradigma”, afirma Rubens Maciel Filho, da Unicamp, também engenheiro químico e supervisor do projeto, parte do Programa FAPESP de Pesquisa em Bioenergia, o Bioen.
Veja mais desta matéria na Revista Pesquisa Fapesp OnLine: "Novidade na produção de butanol"
Vini

Potencial da cana-de-açúcar na produção de bioenergia

Um artigo científico sobre o potencial da cana-de-açúcar na produção de bioenergia, de autoria de um grupo de pesquisadores da Universidade de São Paulo e do Centro de Pesquisa em Agricultura do Havaí, atraiu um inesperado interesse de pesquisadores. Publicado na revista científica Plant Biotechnology Journal na edição de abril de 2010, o estudo faz uma revisão sobre a literatura no assunto e produz um inédito cálculo teórico mostrando quanto a cana poderia render com o uso de ferramentas biotecnológicas para criar novas variedades. 
Vale a pena ler o artigo na integra em: "Cálculo original", na revista Pesquisa Fapesp OnLine.
Vini