quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Newsletter - Hemocentro RP - Agosto


Imagens do Dia


Virou princepe - pele do sapo pode salvar vidas

Uma equipe de cientistas descobriu que os peptídeos (miniproteínas) coletados das espécies Phyllomedusa sauvagiie Bombina maxima podem ser usados de forma controlada para regular a angiogênese, o processo pelo qual os vasos sanguíneos crescem no corpo.

Ao “desligar” a angiogênese e inibir o crescimento dos vasos sanguíneos, uma proteína da P. sauvagiipode parar impedir os vasos sanguíneos de crescer e tornar menos provável que um tumor se espalhe, podendo, eventualmente, matá-lo. Isso tem o potencial de transformar o câncer de uma doença terminal a uma condição gerenciável. Veja mais na matéria do Hypescience "
"As propriedades curativas da pele do sapo"

Vini

Alunos do Curso de Enfermagem assistem a palestra sobre Acupuntura

Na noite de 11 de agosto, estudantes do curso de Enfermagem assistiram a uma palestra sobre Acupuntura, com o título: “Acupuntura e Ciência – Uma Ferramenta Imprescindível para o Profissional de Saúde”.
  O professor do curso de Ciências Biológicas, Luciano José Marafante, iniciou o evento apresentando a todos o palestrante, Prof. Dr. João Eduardo de Araujo.  A apresentação começou com explicações sobre o cenário da acupuntura hoje no Brasil, sua disponibilização nas redes públicas de saúde.
O Prof. João Eduardo contou um pouco da história desse ramo milenar da medicinal tradicional chinesa e explicou também sobre a aplicação da acupuntura em si, com exemplos sobre algumas posições e o modo correto da colocação das agulhas, que fazem toda a diferença no tratamento, determinando sua eficácia.

Abertura da Semana do Artista.


Convidamos os Mantenedores, Coordenadores, Professores, Funcionários e alunos, para prestigiar o lançamento do Painel/Mural “Intersecções” que marcará a abertura da Semana do Artista.


Dia 24, quarta-feira, 20h30:
Local: Pátio Inferior da Faculdade São Luís


Aproveitamos para divulgar as demais atividades:
Dia 25, quinta-feira, 19h00:
     Local: Pátio de Entrada
     Vídeo em homenagem aos ex-alunos do curso de Arte.
     Exposição “ArteLeitores” na Biblioteca da Instituição.
Dia 26, sexta-feira:
     Local: Sala C27
     Mesa Redonda sobre o tema “Os Rumos da Arte”.

Contamos com sua presença!