sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Pesquisadores usam insetos para controlar pragas - Revista Pesquisa Fapesp

Entenda como é feito o controle biológico. A atividade usa insetos, ácaros, fungos, vírus e bactérias para combater pragas que destroem plantações como a de cana-de-açúcar.

Leia mais na matéria: Pesquisadores usam insetos para controlar pragas  - Revista Pesquisa Fapesp

Comissão Rondon deu origem à política indigenista - Revista Pesquisa Fapesp

Cândido Rondon, chefe da Comissão de Linhas Telegráficas Estratégicas de Mato Grosso ao Amazonas (CLTEMTA), tinha como missão construir uma linha telegráfica entre Cuiabá e Santo Antonio do Madeira (Porto Velho), em 1912. Durante a incursão pelo interior do Brasil, pesquisadores documentaram – inclusive em vídeos – a cultura indígena, a fauna e a flora. Esse esforço ajudou a institucionalizar a pesquisa científica no Brasil.
Leia mais na matéria: Comissão Rondon deu origem à política indigenista - Revista Pesquisa Fapesp

Erradicação forçada de doenças

Grupo de erradicação no Nordeste.
Programas externos de erradicação forçada influenciaram construção do Estado brasileiro

Como em qualquer casamento, a união entre Brasil e brasileiros para a formação de um Estado nacional aconteceu sob a advertência do “na saúde e na doença”, em especial esta última, pois após o médico Miguel Pereira declarar, em 1916, que o “país é um imenso hospital”, os brios nacionais foram dirigidos para desfazer essa imagem negativa que maculava os “noivos”. O padrinho “acidental” dessa união foi um estrangeiro, a Divisão Internacional da Fundação Rockefeller, presente entre nós desde os anos de 1910 em parcerias com o governo brasileiro no combate à ancilostomíase e à febre amarela e na formação de profissionais da saúde. A tese da saúde como força-motriz da nação é do historiador Gilberto Hochman, pesquisador da Casa de Oswaldo Cruz/Fundação Oswaldo Cruz e coordenador do projeto Saúde pública e construção de Estado: políticas nacionais, organizações internacionais e programas de controle e erradicação de doenças no Brasil. O “presente” oferecido aos recém-casados era a crença em um programa recente adotado pela fundação, a erradicação de doenças e seus vetores, em oposição ao mero controle, como preconizavam médicos brasileiros que preferiam enfrentar doenças como a malária, então o “grande inimigo” do progresso, com a melhoria de vida dos pobres e quinino. Hochman traz visão alternativa do que até então era visto apenas como mais uma forma de “imperialismo ianque”, desta vez via medicina.

 Para ler a matéria na integra leia: Um país se faz com homens, saúde e doenças. Por  CARLOS HAAG .