quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Sigma Junior implanta Cata-Pilhas na Faculdade São Luís

 Sigma Junior implanta Cata-Pilhas na Faculdade São Luís

Não sabe o que fazer com pilhas e baterias usadas? Saiba que o descarte correto desses materiais é de suma importância para a saúde das pessoas e do meio ambiente. Foi pensando nisso que a Sigma Junior, Empresa Junior do curso de Sistemas de Informação da Faculdade São Luís, fez uma parceria com a UNITAS Seguros de Jaboticabal e a Triângulo Alimentos de Itápolis para recolher e reciclar pilhas e baterias.
Um Cata-Pilhas foi posicionado no pátio da Instituição para que todos possam se desfazer apropriadamente desse material. Cada tambor cheio será enviado para a Triângulo Alimentos, que fará a reciclagem.
Quando jogadas diretamente em aterros sanitários e lixões, as pilhas e baterias velhas causam sérios danos a saúde de pessoas e animais. Isso acontece porque esses materiais, além de demorarem para se decompor, liberam metais pesados presentes em seu interior que não se degradam nunca. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), no Brasil, são produzidas cerca de 800 milhões de pilhas secas e alcalinas. Uma vez descartadas na natureza, elas entram em contato com a água da chuva, o calor e outras substâncias químicas encontradas em lixões. Os metais liberados contaminam o solo, chegando até a água de rios, que são usadas para a irrigação de plantações que, por sua vez, são consumidas pela população.
Assim, a iniciativa da Sigma Junior incentiva nos alunos, funcionários e na sociedade, o correto descarte de pilhas e baterias, expressando a visão da Faculdade São Luís de consciência e responsabilidade ambiental.

Departamento de Comunicação - Faculdade São Luís
Telefone: 3209 1800 ramal: 1878

Papo entre espécies

Assim como algumas flores usam cores vivas para atrair insetos polinizadores, outras plantas podem usar o som para atrair morcegos.
Uma videira tem, situada acima de um conjunto de flores, uma folha em forma de prato que aparece para ajudar os morcegos a encontrar a planta (e seu saboroso néctar).
Agora, uma nova pesquisa que o prato reflete o som que os mamíferos voadores emitem.Veja mais em "Conheça a planta que conversa com morcegos"
Vini

Fábrica de estrelas

O telescópio Hubble capturou uma imagem da galáxia elíptica Centauro A que mostra com nitidez áreas que geralmente são difíceis de identificar por causa da concentração de poeira cósmica, que dificultam a visualização. Veja mais em: "Telescópio Hubble tira foto rara da galáxia elíptica Centauro A"
Vini

Cooperação entre astros

Um novo estudo, uma lua gelada de Saturno está regando seu planeta de origem, criando um halo enorme de vapor de água.
A descoberta significa que a Enceladus, a sexta maior lua de Saturno, é a única lua do sistema solar conhecida por influenciar a composição química de seu planeta-mãe. Isso também resolve um mistério de 14 anos que intrigava os cientistas: qual a fonte da água na atmosfera de Saturno.
Veja mais em: "Lua fornece água para Saturno".
Vini

Imagem do Dia