quarta-feira, 27 de junho de 2012

Sustentabilidade...

O coordenador internacional da ONG Vitaes Civilis, Aron Belinky, explica o que é a Rio+20 e os resultados que devemos esperar dela mostrando o “Diagrama da Rosquinha” e explicando porque é importante mantê-la intacta.
“Rosquinha” é como a ONG Oxfam define o “espaço de operação” da humanidade no futuro, baseado em limites planetários, definida em 2009 em artigo publicado na revista “Nature”. Nele foram enumerados nove limites naturais do Planeta que, se ultrapassados, podem causar danos ambientais catastróficos. Vale destacar que três deles (emissões de carbono, perturbações do ciclo do nitrogênio e extinção de espécies) já foram ultrapassados.
Esta seria a borda externa da “rosquinha” (teto), que são os limites naturais do Planeta, a parte ambiental. A borda interna (piso social), acrescentada pela Oxfam, inclui os direitos humanos. Em outras palavras: viver de maneira sustentável é o equilibro entre o piso e o teto.

O diagrama da rosquinha aponta o caminho para o Desenvolvimento Sustentável, que é exatamente o que se busca na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). Veja o vídeo, de 8 minutos, e entenda porque é preciso cuidar da “rosquinha”.


 Leia mais em: Qual a relação entre uma ‘Rosquinha’ e o meio ambiente? 

Colmeia urbana

O projeto é ideal para jardins residenciais, possui um sistema para extrair o mel facilmente, onde não é necessário nenhum traje de proteção ao manusear a colmeia.

A Urb trabalha com o conceito
"Faça apicultura em um processo menos assustador".

O projeto do Designer Chris Weir, do Studio Philips design, recebeu o prêmio Red Hot Design Award.




Fim da Via Láctea

Andrômeda. Esse é o nome da galáxia mais próxima da nossa, situada a 2,5 milhões de anos-luz de distância. E ela vem com tudo para cima da gente. Sua inevitável batida frontal está prevista para daqui a 4 bilênios. Isso de acordo com os cálculos dos astrônomos Roeland van der Marel e Sangmo Tony Sohn, do Space Telescope Science Institute, em Maryland, EUA. Os resultados serão publicados no periódico americano Astrophysical Journal.
Os astrônomos sabem até a velocidade com que Andrômeda se aproxima da Via Láctea: 110 quilômetros por segundo ou aproximadamente 400 mil quilômetros por hora.

O vídeo a seguir mostra uma simulação de como se dará o choque intergaláctico.

Ultima Tartaruga Gigante

Ele viveu durante 100 anos, não deixa herdeiros, a espécie deve ser extinta.

A tartaruga gigante “George”, conhecido também como “tartaruga solitária”, o último exemplar de sua subespécie, morreu neste domingo nas Ilhas Galápagos.

Ultima Tartaruga Gigante
O animal viveu por 100 anos, mas não foi capaz de procriar. Com isso, sua subespécie provavelmente será extinta. O funcionário do Parque Nacional de Galápagos, Fausto Llerena, cuidou de George durante 40 anos, diz que foi pego de surpresa pela morte da tartaruga, já que ela apresentava estar bem e com saúde. O corpo será submetido a uma autópsia e, depois será embalsamado.
Segundo o diretor do parque, Edwin Naula, o objetivo é preserva George para as próximas gerações, e manter viva a mensagem de preservação do meio ambiente.

Tartaruga Gigante
Parabéns para o homem a cada dia vêm destruindo mais o a natureza, não tem se quer a capacidade de fazer uma simples tarefa, preservar e garantir o futuro de nosso planeta de nossas crianças. O ser humano não merece o planeta que tem, planeta onde tudo que ele toca destrói. Obrigado aqueles que ainda preservam e cuidam, e que juntos tentamos fazer de nosso planeta um mundo melhor. Eu cuido, sou a favor, e apoio a preservação do meio ambiente, seja a favor você também!

Leia mais em: MORRE A ULTIMA TARTARUGA GIGANTE