segunda-feira, 2 de abril de 2012

Dia Internacional do Livro Infantil

Hans Christian e um de seus principais personagens – O Patinho Feio
A literatura infantil surgiu no século XVII, no intuito de educar as crianças moralmente.
Em homenagem ao escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, foi criado o dia internacional do livro infantil, que é comemorado na data de seu nascimento, 02 de abril; em virtude das inúmeras histórias criadas por ele.
Dentre as mais conhecidas mundialmente estão “O Patinho Feio”, “O Soldadinho de Chumbo”, “A Pequena Sereia” e “As Roupas Novas do Imperador”.
A data é conhecida e comemorada mundialmente, em mais de sessenta países, como forma de incentivar e despertar nas crianças o gosto pela leitura.
Tanto os clássicos da literatura infantil quanto os livros somente ilustrados, proporcionaram o desenvolvimento do imaginário das crianças, bem como o aspecto cognitivo, desenvolvendo seu aprendizado em várias áreas da vida.
As histórias reportam valores morais e éticos, que levam o sujeito a repensar suas atitudes do cotidiano, numa reflexão que pode modificar sua ação, tornando-a melhor enquanto pessoa.
Segundo Humberto Eco – escritor, filósofo e linguista italiano – a literatura infantil traz sentido aos fatos que acontecem na vida, envolvendo as crianças. Dessa forma, “qualquer passeio pelos mundos ficcionais tem a mesma função de um brinquedo infantil.
As crianças brincam com a boneca, cavalinho de madeira ou pipa a fim de se familiarizar com as leis físicas do universo e com os atos que realizarão um dia”.
Todos os anos a Internacional Board on Books for Young People, oferece o troféu “Hans Christian”, como sendo o prêmio Nobel desse gênero, algumas escritoras brasileiras já foram homenageadas, como Lygia Bojunga, no ano de 1982, e Ana Maria Machado, em 2000.
Fonte: Brasil Escola

Palestras do MZUSP - São Paulo

Fossil de dentes em Israel pode mudar teoria da evolucao humana

Descoberta seria a evidência mais antiga da existência de seres humanos modernos
Fósseis de dentes de 400 mil anos pode mudar a teoria da evolução humana, segundo arqueólogos israelenses que o encontraram.
Os pesquisadores da Universidade de Tel Aviv acreditam que os dentes seriam de seres humanos modernos, tornando o fóssil a mais antiga evidência da existência de um Homo sapiens.
A teoria aceita atualmente é a de que os Homo sapiens se originaram na África há cerca de 200 mil anos antes de se espalhar pelo mundo.
Os fósseis de dentes foram encontrados durante as escavações da caverna de Qesem, um sítio pré-histórico encontrado em 2000 a 12 quilômetros ao leste de Tel Aviv, em Israel.
A descoberta foi relatada em um artigo publicado na revista especializada American Journal of Physical Anthropology.
Paradigmas
Pesquisadores dizem que mais estudos são necessários. O coordenador do estudo, Avi Gopher, diz que mais pesquisas são necessárias para comprovar a teoria de seus pesquisadores, mas afirma que a descoberta tem o potencial de mudar o conceito da evolução humana.
Prezados Colaboradores,

Comunicamos que, no dia 5 de abril de 2012, o expediente se encerrará às 18h para todos os colaboradores de todos os departamentos.
 Atenciosamente,
Departamento de Recursos Humanos
Faculdade de Educação São Luís

Pet-Tree

Pet-Tree é um sistema de jardinagem e horta vertical que permite cultivar plantas e flores em tubos feitos a partir de garrafas PET recicladas. A idéia é de um estúdio de Designer turco, o projeto foi de Hakan Gürsu (Designnobis), seu objetivo era produzir flores e alimento em um menor espaço possível,  com isso o  Pet-Tree ganhou o International Design Awards em 2010.
O Pet-Tree é ótimo para moradores de prédios que tem pouco espaço disponível para cultivar plantas. Esse jardim vertical em formato de tubo, ocupa menos espaço e tem capacidade para produzir em torno de 75% a mais do que um sistema horizontal de igual dimensão .
Para fazer a estrutura do Pet-Tree são utilizadas garrafas PET cortadas pela metade, uma armadura de aço inoxidável para sustentar o equipamento e um sistema hidráulico que reutiliza a água da chuva e molha as plantas.

Ler mais: Novo Design para um Jardim Vertical Urbano feito com Garrafas PET