terça-feira, 27 de março de 2012

Imagem do Dia


Menor vertebrado do mundo II

Lembra da rã que foi declarada como o menor vertebrado do mundo? Para alguns especialistas ela não é. A decisão de qual é o menor vertebrado que existe está gerando muita discussão. A minúscula rã encontrada recentemente não alcança o tamanho de uma moeda de um centavo, mas um cientista afirma que essas criaturas diminutas não têm tamanho recorde. Em vez disso, ele defende um que um peixe é o menor vertebrado.
A rã recém-descoberta Paedophryne amanuensis, de 7,7 milímetros de comprimentos, recebeu o título de menor vertebrado. No entanto, um peixe do gênero masculino, Photocorynus spiniceps, pode medir até 0,8mm a menos do que essas pequenas rãs e merecem o título, de acordo com Ted Pietsch, da Universidade de Washington.
Acontece que há mais de uma maneira de medir um vertebrado. As medições da rã se referem à média de tamanho dos indivíduos maduros, enquanto o tamanho do peixe pescador se refere ao menor indivíduo da espécie encontrado.
A menor das rãs recentemente identificadas mede 7mm da ponta do focinho ao rabo. Já o menor dos peixes machos foi descrito em 2005 medindo 6,2mm do focinho à nadadeira caudal – 11% menos do que a rã. 
[LiveScience]

Superbactéria KPC

A morte de duas pessoas por suspeita da superbactéria Klebsiella pneumoniae carbapenemase (KPC) no Instituto do Câncer do Ceará (ICC) de Fortaleza, no Ceará, acendeu o alerta das autoridades de saúde em todo o país. No Estado, a suspeita motivou uma ação do Ministério Público Estadual. Há, ainda, outros 25 casos suspeitos de contaminação, de acordo com boletim emitido pela Secretaria da Saúde do Ceará.
A KPC é uma enzima pela qual as bactérias adquirem resistência aos medicamentos antibióticos usados no tratamento de pacientes, inclusive os remédios mais potentes usados contra infecções. O risco, no entanto, é maior apenas para os pacientes mais debilitados, podendo ser superada pelos pacientes que possuem um organismo mais forte.
De acordo com o farmacêutico Paulo Jessé Silva Gonçalves, a bactéria KPC tornou-se super-resistente por causa das mutações que sofreu. “Como o paciente que contrai essa bactéria já está debilitado demais, um paciente que está na UTI (Unidade de terapia intensiva), então ele é suscetível demasiadamente. Isso faz com que ele tenha várias infecções que poderão levar ao óbito”, afirmou.
A contração da KPC, por enquanto, é restrita aos hospitais. “Ela, ainda, está restrita ao ambiente hospitalar, e a gente pede a Deus que ela continue lá, porque se sair de lá, nós não temos como fazer face à superbactéria, porque os tratamentos são muito caros”, pondera o farmacêutico.
Ainda segundo Paulo Gonçalves, algumas medidas podem ser tomadas por profissionais da saúde e visitantes para evitar um surto da KPC. “Lavagem das mãos e álcool gel. E a prescrição criteriosa por parte do profissional médico”, ressalta.
No Maranhão, até o momento, nenhum caso foi registrado de infecção por superbactéria.

Curso de Comunicação Social da Faculdade São Luís promove palestra sobre Educação Financeira


No dia 20 de março, o curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Educação São Luís, juntamente com a XP Educação e Juro Composto, realizaram uma palestra para os estudantes da Instituição com o importante tema: “Educação Financeira – os primeiros passos para transformar sonhos em realidade”.
Os presentes, formados em sua maioria por alunos de Publicidade e Propaganda e Administração, ouviram o consultor financeiro, Leonardo Gazini Facchini, que deu uma introdução sobre a importância da consciência e da boa informação com relação ao mundo das finanças. O palestrante ressaltou que é possível sim construir um futuro tranqüilo e conquistar a independência financeira a partir de organização, administração de gastos e consciência do que levar em conta na hora de investir seu dinheiro.

Quando a gente fala sobre ser rico, é bem relativo. É possível para todo mundo; é uma questão de tempo, muito estudo, trabalho, disciplina e paciência”, afirmou o palestrante.
Luciana Teixeira