sábado, 9 de julho de 2011

Imagem do Dia

Um rio em cascata

O rio das Velhas nasce em Ouro Preto e cruza o estado de Minas Gerais para lançar, 800 quilômetros mais tarde, suas águas no São Francisco. Sai de uma altitude de 
1.500 metros e termina o percurso 750 metros mais baixo, depois de atravessar 
a principal área produtora 
de minério de ferro do país. Analisando amostras de sedimentos do rio das Velhas, a equipe de Antônio Pereira Magalhães Junior, da Universidade Federal de Minas Gerais, constatou que parte desse desnível surgiu por alterações no relevo 
nos últimos 50 mil anos, 
que geraram um terraço mais alto (altitude entre 1.500 e 1.000 metros), um intermediário (1.000 e 900 metros) e outro mais baixo (Geomorphology, no prelo).

Inseticida contra dengue

Enquanto não surge 
vacina ou tratamento eficaz contra a dengue, a única forma de prevenir e controlar a doença é combater o mosquito 
Aedes aegypti, transmissor do vírus causador da enfermidade. Depois 
de analisar a relação custo-benefício de 
43 estratégias de uso de inseticidas contra o vetor 
da dengue, Paula Mendes Luz, da Fundação Oswaldo Cruz, do Rio de Janeiro, concluiu que é melhor atacar o A. aegyptiquando adulto do que no estágio de larva (The Lancet, 15 de maio de 2011). A utilização de compostos de grande letalidade contra a forma imatura do mosquito pode reduzir o impacto da dengue por até dois anos enquanto a mesma abordagem contra insetos adultos produziria efeitos por até quatro anos. 
Usar inseticidas poderosos, no entanto, poderia causar um efeito colateral: aumentar a vilurência das futuras epidemias. Os mosquitos poderiam se tornar mais resistentes ao veneno e a quantidade de pessoas imunes à dengue poderia diminuir.