segunda-feira, 29 de outubro de 2012

A vida protegida por armaduras


Norte do Paraguai pode abrigar a maior diversidade  de fósseis dos primeiros animais com esqueleto
RICARDO ZORZETTO | Edição 199 - Setembro de 2012



Nos arredores de Puerto Vallemí, um povoado com 9 mil moradores no norte do Paraguai, está instalada a única empresa produtora de cimento do país. Ali, a poucos quilômetros da cidade, a Indústria Nacional del Cemento escava há décadas um paredão rochoso de 640 metros de altura do qual sai boa parte do calcário usado na construção civil paraguaia e a poeira branca que cobre a cidade nos dias de vento forte. Vasculhando as escavações da mineradora e cavoucando barrancos nas estradas da região, o geólogo brasileiro Lucas Warren encontrou recentemente o que chama de “mina de ouro da paleontologia”.
As rochas que trouxe de lá e hoje ocupam uma grande mesa de sua sala no Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (USP) estão incrustadas com pequenas estruturas alongadas – elas têm, em média, 1 centímetro de comprimento – que lembram minhocas aprisionadas em um bloco de lama endurecido pelo sol. Mas são algo muito mais raro, encontrado em pouquíssimas regiões do mundo. São fósseis do que provavelmente foram os primeiros seres vivos com esqueleto que surgiram no planeta.

As rotas das suçuaranas

Felinos conseguem se movimentar em zonas de ocupação humana, mas encontram obstáculos nas estradas MARIA GUIMARÃES | Edição 199 - Setembro de 2012


© EDUARDO CESAR (FOTO FEITA NA FUNDAÇÃO ZOOLÓGICO DE SÃO PAULO)
A onça-parda (Puma concolor), um dos maiores predadores das Américas, ainda é pouco conhecida pela ciência brasileira
Análises genéticas estão revelando um pouco da história e da ecologia da suçuarana, ou onça-parda (Puma concolor), um dos maiores felinos do Brasil, atrás apenas da onça-pintada. Esses discretos animais são altamente adaptáveis e vivem mesmo em zonas com pouca floresta. Mas enfrentam problemas com a caça e nas estradas, conforme vem mostrando o trabalho paralelo de duas pesquisadoras que nunca se encontraram pessoalmente: Camila Castilho, atualmente na Universidade de São Paulo (USP), e Renata Miotto, agora na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), também da USP, em Piracicaba.

Professora é demitida por divulgar fotos de escola alagada no Maranhão


No Brasil do faz de conta, aquele que o Governo Federal chama de "o país de todos", mostrar a verdade é proibido, principalmente se ela vai de encontro aos interesses de algum político importante, e mais ainda se esse  político integra o grupo de aliados dos Sarney.

Foi esse o pecado de Uiliene Araújo Santa Rosa, 24 anos, professora municipal demitida pela Prefeitura Municipal de Imperatriz - MA, porque teve o "atrevimento" de postar em uma rede social as fotos que mostram alunos fazendo prova embaixo de guarda-chuvas. As imagens causaram impacto e o caso ganhou repercussão na cidade. Além do afastamento, a jovem teve o seu contrato com o Colégio Municipalizado Guilherme Douradosuspenso. O secretário municipal de Educação,Zeziel Ribeiro da Silva, disse que a medida foi tomada porque a professora procedeu de forma errada.

Nas imagens divulgadas pela professora, além da sala de aula alagada, é possível ver os alunos se protegendo com guarda-chuvas da água que passava pelos buracos no telhado da instituição. SegundoUiliene, a intenção ao publicar as imagens era chamar a atenção para os problemas da rede municipal. Uma das quatro fotos publicadas no Facebook já tem mais de 1.600 compartilhamentos e diversos comentários em apoio à professora e indignação diante da estrutura e atitude dos responsáveis pela unidade de ensino.