sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Cérebros.....

Amebas raras que atacam o cérebro estão preocupando diversos norte-americanos e autoridades de saúde depois de terem sido responsáveis por três mortes nos Estados Unidos. Nesta época do ano, verão nos EUA, há um ligeiro aumento dos casos. As amebas florescem no calor e prosperam em águas mornas, justamente onde as pessoas nadam. Veja mais sobre esta intrigante doença em: "Amebas devoradoras de cérebro matam 95% de suas vítimas humanas".
Vini

Olfato para que te quero...

Segundo a pesquisadora Alexandra Horowitz, o cão não tem simplesmente uma versão “aumentada” do nosso olfato, e sim melhorada. Para eles, não é que o cheiro fica mais forte. “Os cheiros têm diferentes camadas, o que provavelmente dá aos cães uma gama muito maior de tipos de informação”, explica.

Ela compara esse sentido com a forma como podemos desfrutar de uma pintura: de longe, a vemos de um jeito, mas a apreciamos de uma maneira diferente quando podemos ver de perto as pinceladas, por exemplo. Veja mais sobre esse assunto em "Como seria ter o olfato de um cão".
Vini

A beleza das flores se abrindo


Life of flowers from ViViD on Vimeo.

Memória

A ciência deu mais um passo rumo à compreensão dos mistérios da memória. Já se sabia que o processo de formação da memória depende muito do trabalho de uma região do cérebro chamada hipocampo. Mas ainda faltava descobrir mais sobre o jeito como você se lembra de eventos não-contínuos. Por exemplo: pense nas aulas que você teve com um determinado professor no colégio. Veja mais na reportagem: "Pesquisa revela como o cérebro organiza as memórias em blocos".
Vini

Imagem do Dia