quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Novidades da Lua

Datação de rochas lunares sugere que o nosso satélite natural pode ter se formado bem depois que o estimado. A mais nova descoberta sobre o satélite, publicada hoje (17/8) no site da Naturepor pesquisadores dos Estados Unidos e da França, põe em xeque o que se sabia até aqui sobre a sua história e sugere que ou ela é 200 milhões de anos mais nova do que se pensava ou as teorias mais acreditadas sobre sua formação estão erradas.
 Outra hipótese é de que as teorias mais aceitas sobre a sua formação estejam erradas. Veja mais em "Velha ou nova?".
Vini

Nobel de Química

A partir da próxima segunda-feira (15/08), cerca de 150 estudantes de graduação e pós-graduação selecionados por mérito poderão ter contato direto com pesquisadores de destaque, numa programação que inclui quatro ganhadores do Prêmio Nobel de Química: o japonês Ei-ichi Negishi, premiado em 2010, a israelense Ada Yonath (2009), o norte-americano Richard Schrock (2005) e o suíço Kurt Wüthrich (2002). Mas quem não faz parte da lista seleta de estudantes e pesquisadores presentes não precisa se lamentar: as palestras serão transmitidas em tempo real pelo site da Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA) de Química. A ESPCA é uma modalidade de financiamento da FAPESP iniciada em 2009, destinada a promover encontros científicos de alto nível.Veja mais em "Escola Avançada traz prêmios Nobel de Química"

Neurônios e suas Conexões

Albert Einstein foi assustadoramente inteligente. Apesar de seu cérebro não ser maior do que a média dos seres humanos, de alguma maneira ele funcionou melhor, conseguindo desenvolver ideias e um raciocício inconcebível para os reles mortais. 
Mas isso não explica o motivo pelo qual não podemos fazer mais com as melhorias mentais que tivemos, e por que não podemos ser como Einstein, cujo cérebro não era enorme, mas tinha alto e eficiente funcionamento.

Mas por que não podemos todos ser tão inteligentes quanto Einstein? Veja mais em:"Por que não somos tão inteligentes quanto Einstein?"
Vini

Imagem do Dia


Genética e borboletas

Como a variabilidade genética pode ajudar a seleção natural de borboletas? Essa reportagem enviada pelo nosso amigo Leonardo nos mostra como a seleção natural atua nestes artropodes. Veja mais em: "Supergene permite a borboleta da Amazônia se proteger das aves".
Vini