terça-feira, 5 de março de 2013

Sony World Photography Awards


Os Sony World Photography Awards tornaram-se numa instituição no calendário da fotografia internacional, oferecendo aos profissionais, entusiastas e novos talentos uma oportunidade para apresentarem as suas melhores fotografias, ver o trabalho de outras pessoas e conversar sobre qualquer assunto do meio visual.

Confira, então, algumas das melhores fotografias do último concurso.

1
Leia mais em: Fotos impressionantes premiadas na edição 2013 do Sony World Photography Awards

Esperança e HIV

Um bebé nascido com o HIV (precursor da SIDA, AIDS) parece ter sido curado. A criança de dois anos e meio tem permanecido sem medicação há um ano, sem sinais de infecção. Especialistas fizeram o anúncio numa reunião importante sobre a SIDA, em Atlanta.

A mãe da criança foi para uma urgência na zona rural do Mississippi em avançado trabalho de parto. Ela não recebeu cuidados pré-natais. Um teste rápido detetou a presença de HIV na criança.

Em tais casos, os médicos normalmente dão aos recém-nascidos uma baixa dose de remédios para prevenir o HIV de se tornar mais prevalente. Mas o pequeno hospital não tinha o tipo adequado de líquido, e mandou a criança para um especialista em HIV pediátrico.

A Drª. Hannah Gay começou o tratamento com uma dose mais elevada, constituída por três  drogas de infusão 30 horas após o nascimento da criança. Isso foi antes dos testes confirmarem a infeção do bebé.
A criança respondeu bem aos medicamentos até à idade de 18 meses, quando a família temporariamente abandonou o tratamento. Quando voltaram meses depois, testes padrão não detectaram nenhum vírus no sangue da criança.

10 meses após o tratamento interrompido, uma bateria de testes super-sensíveis de laboratórios não encontraram nenhum sinal do retorno do vírus. Havia apenas alguns restos de material genético que não parecem ser capazes de se replicar. A criança está a ser acompanhada para verificação do vírus de poucos em poucos meses.

Não há garantia de que o bebé irá permanecer saudável. No entanto, especialistas dizem que este caso oferece pistas promissoras para os esforços tendo em vista a eliminação da infecção pelo HIV em crianças, especialmente em países africanos, onde muitos bebés nascem já com o vírus.

Cerca de 300.000 crianças nasceram com o HIV em 2011, a maioria em países pobres, onde apenas cerca de 60% das mulheres grávidas infectadas recebem tratamento que pode impedi-las de passar o vírus aos seus bebés. Os médicos enfatizam que ninguém deve parar de tomar os fármacos anti-Aids por causa deste caso.
Leia mais em : Bebé curado do vírus HIV pela primeira vez