sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Conforme combinado na reunião de colegiado, as provas de 2a. chamada serão aplicadas nas seguintes datas:

6º. semestre: 23, 24 e 25/11.
2º e 4º. semestres: 01 a 08/12.

As provas serão aplicadas apenas para os alunos que protocolarem e apresentarem o recibo de pagamento. Assim como, entragarei aos docentes a relação dos alunos que estarão autorizados, juntamente com as etiquetas e lista de presença.
A correção deverá ser breve, pois os alunos deverão ser informados se obtiveram a nota necessária para a aprovação, ou se deverão fazer o exame.

Os exames serão aplicados em:
6º. semestre: 28/11 a 02/12.
2º. e 4º. semestre: 12 a 16/12. As notas do exame deverão ser digitadas no mesmo dia.

Profa. Dra. Janaina Fernanda Gonçalves Neto
Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas
Faculdade São Luís.

Urgente

Mais uma vez viemos pedir sua colaboração em caráter de urgência!
Precisamos de doadores do tipo O Negativo, pois teremos um transplante de fígado hoje. Se não tivermos esse tipo de sangue no estoque, o paciente perde o órgão disponível.

Certos da sua compreensão, agradecemos antecipadamente!

Semana de Estudos do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação São Luís

Abordando o tema: “Formação Docente e Qualidade de Ensino: Reflexões Necessárias”, a Semana da Pedagogia da Faculdade São Luís aconteceu de 19 a 22 de setembro. O evento contou com apresentações de danças, palestras e minicursos sobre educação e docência.
Dando início às atividades, os presentes assistiram à Coreografia “Gente Humilde”, de Carlos Fonseca, com música de Vinícius de Moraes, apresentada pelos Alunos do 6º ano da Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira, de Araraquara. Logo em seguida houve a apresentação cultural dos alunos do 2º e 3º ano da E.M.E.B. Profª Laídes Trindade, de Monte Alto, organizado por Daiane de Fátima Venteu. Complementando a noite de abertura, a Profa. Dra. Márcia Regina Onofre ministrou a palestra: “Processos formativos e saberes da Docência”, compartilhando com todos os ouvintes as suas experiências na área.
Na terça-feira, pela manhã e tarde, a Profa. Vânia Borges de O. Senna, e a Coordenadora da Brinquedoteca da FESL, Profa. Ms. Fabiana Chinalia, estiveram no Colégio Santo André para apresentar às crianças os trabalhos realizados por esse projeto, e ensinar como fazer brinquedos com materiais recicláveis. À noite, os discentes da Instituição aproveitaram a apresentação do Grupo “Explosive Dance”, formado por alunos do Curso Técnico em Agropecuária da ETEC “Prof. Francisco dos Santos”, de São Simão. Foi preparada também uma exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos do curso de Pedagogia, que encerrou-se com um
agradável show de música acústica de Danilo e Dérek.

A Semana de estudos continuou com duas noites de minicursos, em que foram discutidos temas sobre educação infantil, aplicações de conhecimentos pedagógicos para inclusão escolar de deficientes intelectuais e auditivos e o uso da arte e de brincadeiras no ensino.

As penas dos dinos

Esta veio direto do nosso amigo Leonardo - Cerca de 80 milhões de anos atrás, a batida das asas em uma floresta soltavam penas que flutuavam pelo ar, atravessando as árvores e encostando em sua seiva.
Pesquisadores descobriram essas manchas de seiva solidificadas, conhecidas como âmbar, contendo uma grande variedade de penas de dinossauros e aves do período Cretáceo.
Eles descobriram 11 conjuntos de penas depois de um triagem de mais de 4 mil depósitos de âmbar em coleções de museus diferentes. As penas eram tão bem preservadas que os pesquisadores foram capazes de adivinhar as cores que os animais poderiam ter.
Veja mais sobre este tema na reportagem do Hypescience com o título: “Penas preservadas revelam dinossauros coloridos

Evolução do Útero

Essa veio direto da nossa coordenadora Janaina: O útero dos mamíferos existe como conhecemos hoje graças a parasitas genéticos que invadiram nosso genoma há mais de 100 milhões de anos, mudando drasticamente a forma como os mamíferos se reproduzem, de acordo com um novo estudo. Veja mais sobre este magnífico processo evolutivo na matéia do site Hypescience com o título: "Parasitas possibilitaram a evolução do útero".