quinta-feira, 25 de agosto de 2011

antivírus

Pesquisadores testam com sucesso uma nova droga capaz de identificar e eliminar qualquer célula do corpo infectada por um vírus.

A medicação ataca um tipo de material genético produzido apenas pelo invasor e, em tese, funcionaria com qualquer tipo de vírus.

Em testes, a equipe do dr. Todd Rider, do Massachusetts Institute of Technology, curou ratos com gripe e, em laboratório, eliminou 100% da infecção de células humanas e de outros animais. Veja mais em: "Nova Droga mataria todos os vírus do corpo".
Vini

Jacaré no motor

A indústria da carne de jacaré envia quase 7 milhões de quilos de gordura para aterros por ano. Segundo pesquisadores, isso é um desperdício, já que a gordura do jacaré é uma grande fonte de biocombustível.

“A gordura, cortada no processamento da carne, é rica em óleos que podem ser recuperados e transformados em biodiesel”, explica o cientista Rakesh Bajpai.

Em experimentos de laboratório, a equipe de Rakesh converteu com êxito 61% da gordura de jacaré em um líquido utilizável como biocombustível. “Óleo de jacaré pode ser usado como um estoque potencial de biodiesel e, dado que esta matéria-prima é tradicionalmente um produto de resíduos, seu uso deve resultar em custos de processamento reduzidos”, conclui o pesquisador. Vale lembrar que estes dados são de abates legais, dentro das normas sanitárias e ecológicas.

Veja mais em:"Gordura de jacaré pode se tornar a energia que manterá seu carro"

Aluna de Sistemas de Informação representa o Brasil na Suíça

A estudante do 7º Semestre do curso de Sistemas de Informação da Faculdade São Luís, Jéssica Juliana Santos Oliveira, esteve na Suíça, em julho, para representar o Brasil na 14ª edição da Gymnaestrada Mundial, que é considerado o maior evento não competitivo de Ginástica do mundo.

A equipe de Jéssica preparou uma apresentação tipicamente brasileira, simulando uma Escola de Samba. Segundo a estudante, a competição de modo geral foi fantástica, “foi uma experiência única, afinal participaram da Gymnaestrada cerca de 25 mil ginastas do mundo todo, sendo 700 do Brasil”, ressaltou.

Imagem do Dia


Transmissão do vírus da dengue

Cientistas australianos dizem ter testado com sucesso uma maneira eficiente e barata de impedir a transmissão do vírus da dengue, que mata mais de 12 mil e afeta mais de 50 milhões de pessoas por ano ao redor do mundo.
A pesquisa publicada na revista científica Nature revelou que, após uma série de testes em laboratório, foi descoberto que a bactéria wMel Wolbachia - que ataca apenas insetos - consegue bloquear a capacidade dos mosquitos Aedes aegypti de transmitir a dengue.
Veja mais em: "Cientistas testam com sucesso método de impedir transmissão de dengue" .
Vini